Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

The Fall

Por: em 18 de abril de 2015

The Fall

Por: em

The Fall é uma série de TV de origem anglo-irlandesa estrelada por Gillian Anderson (Arquivo X). Gillian interpreta Stella Gibson, uma oficial de polícia britânica, chamada a Belfast (Irlanda) para verificar a ocorrência de possíveis falhas em uma investigação do homicídio de Alice Monroe – membro de uma importante família da cidade.  Com o desenrolar da investigação descobre que um assassino em série age na região.

O assassino e as mulheres

Já no primeiro episódio (não é um spoiler) descobrimos que o assassino em série é Paul Spector (Jamie Dornan), marido, pai de duas crianças e consultor de luto. Um homem que, a princípio, não atrairia suspeitas por parte da família, polícia e sociedade.

article-2349616-19E5148C000005DC-487_634x413

Com o desenrolar dos episódios vamos percebendo que a máscara de normalidade de Paul vai sendo desconstruída de uma forma muito competente, o que provoca no telespectador uma sensação de incômodo e o seguinte  questionamento:  como um serial killer consegue se passar por um homem normal? E é aqui que entram as explicações de Stella Gibson, uma Oficial de Polícia muito competente, inteligente e com formação intelectual, o que faz com que suas intervenções nas investigações sejam sempre muito bem fundamentadas.

JS49638674

Sabemos no início da série (e aqui eu me absolvo de estar falando um spoiler), que as vítimas de Paul Spector são mulheres com cabelos escuros, caucasianas e com formação superior, no geral são mulheres bem sucedidas ou em ascensão profissional. A série vai dando aos poucos informações sobre a infância de Paul e possíveis motivações para a escolha do perfil das vítimas.

 Vamos falar sobre Stella Gibson?

p00wrk43

Stella Gibson é uma investigadora que tem talento, formação e sabe se impor. Vence as desconfianças da equipe com muita competência e autoafirmação. Ela entra nas investigações de Alice Monroe e logo percebe que não se trata de um ato isolado, na verdade há um assassino em série agindo em Belfast. Além dos talentos como investigadora, Stella tem sua sexualidade muito bem resolvida e isso a faz tomar a iniciativa quando se interessa por alguém, fato que, a princípio, choca muitos ao seu redor.

É isso que realmente incomoda você, não é? Ficar uma noite só? O homem transa com a mulher. O sujeito é o homem. O verbo é transar. E o objeto é a mulher. Isso tudo bem. Mulher transa com homem. A mulher é o sujeito. O homem é o objeto. Isso não é confortável para você é?

O charme e inteligência de Stella fascinam todos, inclusive Paul Spector. E este arco tem um desenvolvimento muito interessante, e isso prende o telespectador. Dessa forma, a série se mantém interessante não somente quando mostra os assassinatos e a investigação – mais um ponto positivo para The Fall. Stella não é uma personagem plana , ela continua sendo desenvolvida ao decorrer dos episódios e através de um caderno, mantém anotações sobre sonhos, muitos deles ligados a seu pai. Através destas notas vamos conhecendo mais seu lado interior.

Locações, direção, roteiro e atuações

– As locações, como a maioria das produções europeias,  não deixam a desejar. Belfast é retratada como uma cidade com inúmeros problemas de desenvolvimento, corrupção e violência. No início do episódio piloto há um diálogo onde o Chefe de Polícia justifica para Stella o motivo de ter um motorista particular e segurança: Estamos em Belfast!

– A direção, direção de arte e o roteiro são  desenvolvidos com excelência, amarrando qualquer ponto que poderia ficar solto. Destaque para as cenas de perícia forense e o cuidado dos investigadores para não contaminar a cena do crime O cuidado da direção retrata bem a qualidade das séries produzidas no Reino Unido, retratando bem a boa safra de séries oriundas de lá.

– As atuações são muito boas e o grande destaque vai para Gillian Anderson, nos lembrando os bons tempos de Arquivo X. Sobre Jamies Dornan (sim – é o ator de 50 Tons de Cinza) as opiniões divergem muito, as comparações com outros atores que interpretaram assassinos são inevitáveis, porém saio aqui em sua defesa -, ele consegue passar muito bem a falta de empatia e a frieza de um serial Killer.

– Muitos criticaram The Fall pelo fato dela ser muito lenta para ser uma série policia, havendo inclusive comparações com The Killig. Além dela ser uma série europeia, o que por si só já explicaria o motivo da tal “lentidão”, a série (assim como The Killing), não busca retratar apenas os assassinatos e as investigações. Ela é um verdadeiro drama psicológico!

The Fall é produzida pelo Artists Studio e estreou no canal irlandes  RTÉ ONE e logo depois no BBC Two – Inglaterra. No Brasil já está disponível na Netflix as duas temporadas da série, tendo uma terceira já anunciada.


The Fall é uma série fantástica e pelos motivos acima expostos Vale Cada Minuto!


Janaina Helena

Mineira vivendo em Maceió. Viajante por vocação. Advogada por profissão. Séries, cinema, livros, corrida e torresmo!

Maceió-AL

Série Favorita: The Good Wife e Gilmore Girls

Não assiste de jeito nenhum: Arrow

×