Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

The Vampire Diaries – 6×06 The More You Ignore Me, the Closer I Get

Por: em 11 de novembro de 2014

The Vampire Diaries – 6×06 The More You Ignore Me, the Closer I Get

Por: em

Depois de semana passada,  eu estava crente que partiríamos para os dramas de sempre. “The more you igonore me, The closer i get” foi um episódio meio confuso, com muitas informações. Mas o retorno de Damon foi o principal mote de episódio, mas não o único, o que me deixou satisfeita, já que mesmo com muita coisa acontecendo o episódio manteve o ritmo e isso é bom.

O desenvolvimento dos “subplots” (digamos aqueles que não envolvem os principais personagens) aconteceu, e isso é importante pois a série para ser consistente, precisa andar como um todo. Vocês podem ter ficado perdidos, ou achado alguns acontecimentos questionáveis. Mas não que o episódio foi ruim, eu diria que foi algo necessário para o desenvolvimento da trama. Vamos analisar comigo?

Começamos exatamente onde na cripta dos Salvatore: Damon não entra em muitos detalhes com o irmão sobre sua morte em 1994, mas os dois concluem ser melhor não contar à todos ainda sobre as circunstâncias que o fizeram voltar e o fato de Bonnie ter ficado para trás, junto com um aborto maluco. Eu realmente espero ser algo momentâneo, Damon precisa buscar uma forma de tirar Bonnie daquela outra dimensão. Ele mais do que nunca, deve tudo à ela. Achei a estratégia dos dois um pouco idiota , pois desde quando essas mentiras dão certo? Algum momento ela vai  vir à tona, mas antes espero que os Salvatores se empenhem nessa missão de resgatar nossa amada e novamente poderosa bruxa Bennet.

Mas tudo bem, obviamente depois do irmão, Damon queria se jogar nos braços de Elena. Mas Stefan explica o reset na cabeça da jovem, apagando todo o amor por ele. Essa conversa entre os irmãos acontece de forma concomitante aos momentos em que os outros personagens principais vão tomando ciência da volta dele. Elena mantém seu posicionamento, mesmo quando Alaric lhe diz que a hipnose não é mais necessária. Eu sei que vocês alguns podem não gostar, mas a vampira sem nenhum drama ficou uma pessoa mais legal. E é preciso ter tino para manter-se firme com uma decisão como essas. Já que o assunto era a hipnose, Alaric pede para a menina ficar de olho em Jo, revelando não ter conseguido compelir a médica a esquecer do encontro deles no episódio passado.

-the-vampire-diaries

Mesmo Elena dizendo não sentir nada por Damon, o retorno dele mexe com ela. Óbvio que a hipnose por um Original é forte, mas se o sentimentos dela eram tão fortes, fazendo-a abrir mão deles, que é impossível ela não ter sentido nenhum friozinho na barriga. Nada mais explicaria a hesitação dela em abrir a porta do seu quarto, quando Damon surge na soleira. O “Reencontro” entre eles não foi tão clichê quanto eu imaginava, aliás, achei leve e doce. Dava pra sentir a emoção dele em estar finalmente tão perto da moça, mesmo com uma porta entre eles. A cena de Elena e Damon se sentindo sem se ver ou tocar, me deixou com aquelas borboletinhas das primeiras temporadas – “You have no Idea how long I wanted to hear you breath.”. Vem cá Damon, eu te dou um abraço e a minha porta está sempre aberta.

Ficou nessa de Abre a Porta Mariquinha, até que Elena deu um falso sinal de que os dois finalmente iriam se encontrar. Mas ao destrancar a porta a moça sai no rage quit, marca registrada dos vampiros que não sabem lidar com situações desconfortáveis, saindo pela janela. Nossa, a vida seria tão fácil se pudéssemos fugir assim dos nossos problemas. Viu que não ta maneiro, some rapidinho. Ser uma jovem vampira tem suas vantagens, mas achei que ela ao fazer isso mais uma vez mostrou ter um longo caminho a percorrer para amadurecer. Custava conversar com o cara? Ela já sabia do relacionamento entre os dois e que ele iria procurá-la de qualquer forma. Mas ela preferiu fugir. Arranjou um turno no hospital de Whitmore para se manter longe do ex. Fiquei feliz por até Stefan ser sincero e dizer que dar continuidade com essa atitude era besteira, todos “apoiaram” o que ela fez pois Elena mostrou ser um perigo para ela e para os outros.

Ela assume que já tava começando a aproveitar a faculdade, beijando outros meninos e ainda faz uma piadinha com o fato de Liam correr perigo de vida por isso. Por tudo isso, dá para assumir realmente que Elena e Stefan são somente amigos agora né? Por um momento nesse início de temporada até passou pela minha cabeça que os dois poderiam ter algo novamente, mas não. Eles agora têm o relacionamento mais estável entre os personagens da série. Amizade é uma das formas mais puras de amor, e o fato de ambos estarem confortáveis em suas posições, sem nenhuma torta de climão (lembrem-se que o plot da 5ª temporada: o universo conspirar por eles.). Ela desliga a ligação com o seu BFF ao ver Jo tomando um cafezinho.

-the-vampire-diaries (1)

Sério, meio nojento sair abrindo café dos outros para ver se tem verbena. Mas não, nenhum indício da planta na bebida de Jo. Ela então passa a seguir a médica, tentando assimilar qualquer indício de algo que a fizesse ser capaz de não ser compelida por um vampiro, ainda mais Alaric, que tem poderes equiparados aos de um Original. A médica se mostra bem mais perspicaz que a vampira, e diz ter aduzido a sua condição sobrenatural, bem como a de Rick, desde o momento em que ela soube que Elena salvou uma menina praticamente morta no acidente da semana passada. A vampira então conclui que a doutora é uma bruxa, fato que Jo não nega nem confirma . Eu achei estranho ela não assumir, se ela tem magia, porque não a usou para ajudar os feridos na festa da colheita. Ainda acho que tem mais coisa aí, pode apostar.

Olha, sobre o reencontro de Damon e Alaric: Esperava mais. A conversa se resumiu ao fato de o professor ter apagado o cérebro de Elena. Queria mais emoção no encontro, mas não, tudo se resumiu ao Rick tentando fazer o amigo compreender que agiu da maneira  que Elena queria, e se ela estava feliz assim, ele não iria desfazer os paranauês contra a vontade. “It’s not that I don’t want Elena to be happy. I just want her to be happy with me.” Eu até achei que Damon conseguiu compreender de leves a situação, ele não saiu matando ninguém, inclusive parecia meio conformado coma situação. Por um momento achei que ele fosse dar a clássica quebradinha de pescoço do amigo, mas ele só queria a garrafa de Whisky. Damon poderia usar seu tempo ocioso para começar a pensar em algo para resgatar Bonnie, né?

Enquanto isso, Matt está de vigia de Enzo, ainda cativo por Tripp e sua milícia. O homem da um veredito ao vampiro dizendo querer mais informações sobre os vampiros, senão ele iria passear em Mystic Falls. Mas Enzo permanece calado, o que me deixou bem feliz, ele não teme a morte e não vai trair seus iguais. Ciente do perigo, Matt finalmente resolve contar o que está acontecendo para os amigos. Caroline fica possessa e o loiro solta um “I’m sorry….I was confused about which vampires we like and which ones we don’t.”. Care insiste que eles precisam resgatar o amigo de Damon, não obstante Stefan aparece, assumindo ter entregado Enzo para Tripp.

Sério gente, desde o começo da série, parecem que querem sacanear com Matt. Foi quase ridículo ver o menino dos olhos azuis dando um Crtl+F no computador do seu “chefe” para ver se ele encontrava algo que levasse Tripp aos seus amigos. Sarah entra nesse momento e pega ele de surpresa. Eu vou assumir que gosto da personagem e de sua atitude. Ela não tá para brincadeira. A menina sabe que seus pais morreram por conta de “um ataque de animal”, ora, inclusive ela foi vítima de um, então a sala de Tripp parece um bom lugar para buscar informações.

Uma coisa que eu me questiono sobre a menina, porque ela não foi logo ver as coisas dos fundadores. Tá tudo lá, gente. Acho que ela só entrou para fazer com que Matt achasse o celular de Ivy. – Ah! Esqueci de comentar, a pseudonamorada do Stefan morreu na Van da Morte logo no início do episódio-  não que ela seja relevante. Seu celular acabou sendo mais do que ela, pois a ultima ligação feita pela finada foi para Caroline, ou seja, Tripp tem outro alvo.

Caroline stefan

Care e Stefan estão indo ao possível cativeiro de Enzo. A loira obviamente não deixa de jogar na cara dele que o único motivo dele salvar o Best do irmão é a culpa. Óbvio que ela está certa, Enzo nunca desistiu de tentar encontrar Damon e agora que ele está de volta, bateu um remorso. Quando alguns membros da milícia de Tripp aparecem, os dois se escondem e sim, rola um olho no olho, uma tensãozinha. O dois têm química, eu sei, tá claro desde a temporada passada, mas estou começando a pegar preguiça deles. Quando eles entram no local, Enzo não está mais lá. Nessa hora Matt liga para avisar que a loira é a a próxima da lista de caça de Tripp.

Enquanto isso Damon dá uma de Stalker e volta para o quarto de Elena. Pode parecer meio creepy para alguns, mas achei fofo ele se desenhando na foto da formatura da sua amada. Quem nunca? Enquanto está lá, ele é surpreendido por um desesperado Jeremy atrás de informações de Bonnie. Damon mantém a mentira, mas dá para sentir um pesar na feição dele, dizendo ao pequeno Gilbert que a sua amada não esteve com ele durante esse tempo no “purgatório” e que ela encontrou a paz. Eu acho que a mentira combinada entre os Salvatores foi mais para poupar os outros do que “tirar” a responsabilidade deles em tentar salvar Bonnie. Creio que eles unam esforços logo logo, pois duvido que Damon vai deixar a pessoa mais próxima dele, de uma forma que nenhum outro personagem jamais ficou, sozinha com Kai em 1994.

Jeremy confessa para ele e para nós que vêm pagando a conta da namorada morta apenas para ouvir algumas palavras da secretária eletrônica. Gente, eu sei do ranço que Jeremy dá na gente. Ele sempre foi meio emo, mas eu fiquei com peninha dele. Engraçado foi ele ficar sem entender o afeto que Damon demonstra pela sua “finada” namorada. Logo que fica sozinho, Damon liga para Bonnie – Essa foi uma das cenas mais bonitas do episódio. Deu para sentir que ele realmente sente falta da amiga e, naquele momento, ela seria a pessoa com a qual ele gostaria de conversar.

damon-salvatore-6x06-

Se tem uma coisa que The Vampire Diaries tem acertado da mosca é na trilha sonora. A linda declaração de amizade e agradecimento à Bonnie, com a música de fundo transformou uma cena, a princípio simples, em algo tão fofo. “I just wanted to say that, because of what you did for me, today’s the day that I get to see Elena. So, thank you. And I’m sorry. Other than that, I don’t know what to say or what I’m supposed to say except, ah, defying all possible global scenarios, I might miss you a little bit.”. Não da vontade de entrar na cena e dar o ombro pra ele? (ou mais?). Damon não queria ter voltado sozinho e tenho para mim que iremos ver ele lidando com isso em algum momento.

Além disso, essa cena é uma prova que, mesmo depois de 6 temporadas a série ainda consegue ter suas cartas na manga. Damon e Bonnie estão desde o princípio e ainda assim ninguém nunca os imaginou como grandes amigos. Essa cena também foi importante pelo que Damon pode acabar significando para os outros personagens da série em algum momento. A gente já está ciente que o reencontro entre ele e Elena não vai ser o que o vampiro passou meses sonhando. Mas o fato dele estar no quarto de Elena e mostrar para nós, espectadores, que ele ama e sente falta de Bonnie, pode ser uma coisa que venha a fazer Elena se apaixonar por ele novamente. Para ela ele é um monstro, mas é o contrário disso. Seria perfeito que ela tivesse aparecido na porta ali para ouvir as palavras dele ao seu antigo desafeto.

Acho que toda essa gratidão por Bonnie faz com que ele não desista de tentar conversar com Elena, e nesse momento ela liga. Engraçado ver o Ian Somehalder fazer o inseguro e se arrumar no espelho, inquieto. É uma pena que quem aparece é Tripp e seus capangas. Eles conseguem derrubar Damon depois de alguns dardos tranquilizantes. Sério, custava Caroline ter colocado uma mensagem no grupo da galera que Tripp iria atrás dela?

Elena chega e se depara com seu quarto mexido, sangue e o telefone de Damon. E é nesse momento que vemos o primeiro lampejo de algum sentimento adormecido dentro dela. De pronto a jovem liga para os amigos e todos, como nos velhos tempos, se unem em prol de tirar Damon da famigerada Van de Tripp. O plano parece simples, Alaric e Stefan se posicionariam em uma entrada da cidade e Caroline e Elena em outra. Antes de Rick sair para salvar o amigo, é interceptado por Jo. Aí é ele quem samba na cara da médica dizendo “it’s probally a good Idea to stay away for me as possible.”. Afinal, como já diria Barney Stinson: “Bros before hoes”

Já na estrada Alaric confessa a Stefan que também desistiu do amigo. Que todos seus problemas e se aceitar como vampiro acabaram fazendo com que a busca de uma solução para a “morte” de Damon ficasse para depois. Achei legal ele assumir isso, já que Stefan foi rechaçado por desistir, mas ele não foi o único. Enquanto isso, na mortal van de Tripp, Damon recobra seus sentidos sobre o olhar de Enzo – “I’m glad you’re back, mate. I’m afraid it’s going to be a short reunion though. We’re headed to Mystic Falls, known for its bridges, quaint small-town charm, and a really big vampire blood zapper.” – Só eu achei o reencontro entre os dois melhor do que entre Damon e Alaric. Sério, tem gente que não gosta dele, mas eu sim, ok? Ele não desistiu do amigo e ao que parece, não delatou ninguém para o sádico do Tripp.

-the-vampire-diaries (3)

Em tempo, Elena e Caroline conversam na outra entrada e a morena decide que, se o ex sobreviver ela vai pedir para que Alaric lhe devolva suas memórias. Demorou, mas a menina viu que não podia tomar uma decisão sabendo somente metade do que aconteceu nos últimos anos. Porém, quem se  se depara com Tripp são justamente Alaric e Stefan. Rick pede ajuda com o carro quebrado, mas Tripp não cai. Aí temos início de uma daquelas sequencias de The Vampire Diaries em que todos os personagens correm perigo. Alaric quebra o vidro e o Sr. Fell acelera, batendo no carro de Stefan e capotando, entrando dentro do território de Mystic Falls!

Damon e Enzo começam a sentir o que lhes causou a morte. Diferente dos outros vampiros que pudemos testemunhar darem uma voltinha pela cidade, a causa mortis deles não foi imediata (leia-se, um tiro na cabeça ou uma torcida de pescoço.). Vê-los agonizantes foi super inquietante. E para quem não sabia, Enzo morreu de tuberculose antes de virar um vampiro. Alaric também está do lado de fora, o ferimento que Esther lhe desferiu no peito lá na terceira temporada volta com tudo. Todos estão morrendo. Tripp acaba fugindo e Stefan diante daquela situação fica reticente por alguns instantes, mas ele não poderia perder irmão de novo.

Olha, se sentir a dor do fato que lhe causou a morte não for uma forma de redimir Stefan pelo seu comportamento babaca nessa temporada, não sei mais o que ele pode fazer. Foi duro ver ele morrendo e mesmo assim tentando salvar Damon, que pediu que Enzo fosse liberado primeiro. Não sei como, os três moribundos conseguiram sair de Mystic Falls e se recuperar, mas Alaric ficou para trás. Por um momento eu pensei: “De novo não, por favor!”. Mas do nada Jo aparece! Eu estava esperando que ela fizesse algum tipo de feitiço para salvar seu flerte, mas depois lembrei da redoma antimagia que cobre a cidade. Como McGyver ela consegue estancar o sangramento de Rick e salvar a sua vida apenas com uma Gaze milagrosa. Com isso, ele volta a ser humano! Toda a magia que havia nele desapareceu. Ou seja, caso você não queira mais ser um ser sobrenatural, basta entrar em Mystic Falls sob supervisão médica, rs. #fikdik

E o que isso significa? Alaric não é mais um Original, muito menos um vampirinho. Ele retoma a sua sonhada condição humana. Mesmo ciente que não poderia desfazer a hipnose, achei fofa e altruísta a atitude de Elena em dizer que aquilo não importava. Rick nunca quis ser um vampiro (sentimentos ainda transbordam com aquela despedida dele, quando não quis completar a transição lá na 3ª Temporada) e a vampira parece genuinamente feliz por ele.

Com tudo resolvido, Matt e Sarah voltam para a mansão dos Salvatore e ele diz à menina que seus parentes “vivos” são vampiros e que, para o bem dela, ela deveria ficar longe deles, afinal, quem é que se dá bem perto deles? – “They’re vampires and wherever they go death and pain always follow. So, if you’re looking for family, you’re not going to find it here.” Nessa hora eles encontram um desesperado Jeremy que quebra tudo por não conseguir cancelar a linha de Bonnie…Olha, pela primeira vez me deu pena do irmão da Elena. Mas ele precisa fazer a diferença em alguma coisa, né? Beber, transar e deixar vários recados na caixa eletrônica da ex supostamente morta não é produtivo para ninguém.

damon e stefan

Corta para Damon desabafando com Stefan, antes de partir ao encontro de Elena – “Oh, I got it. Everybody’s sorry. You’re sorry you gave up on me. Sorry for turning Enzo into that hunter guy. Ric’s sorry for the compulsion. I’m sure if Elena could remember anything she’d be sorry too.” . Muito bom ver que os irmãos estão agindo como….irmãos.! Para mim eles são a melhor coisa da série atualmente e investir nessa relação é mais um trunfo de The Vampire Diaries.

Ao ficar sozinho no bar, Stefan vê Caroline passando pela rua e vai atrás dela. Aos que torcem pelo casal, não foi ainda que a coisa deslancho – “So, am I the last stop on your ‘Stefan Salvatore Apology Tour’?” Stefan pede que eles voltem a ser amigos, mas a loira decreta  não estar afim de friendzone. Alguns dizem que o cara é cego, mas depois de Elena ele não teve nada sério ou novo. Um rala e rola com Rebekah e Katherine, mas essas já eram histórias antigas. Deve ser difícil para ele compreender essa mistura de sentimentos:  amizade a amor.

Chego ao último tópico da resenha com o reencontro que foi postergado para os últimos instantes do episódio. Ver Damon respirando fundo, nervoso, caminhando por aquele longo corredor que leva até o quarto da amada. E Elena, ainda titubeando ao abrir a porta, fiquei levemente ansiosa. As feições dos dois são completamente diferentes, não sei o que vai sair daí. Só sei que a música que embalou esses minutos foi mais uma vez, maravilhosa e eu cumpro meu papel social em informar de informar que se trata de Umbreakable do cantor Jamie Scott

Bom, como eu disse, a série desenvolveu bem os subplots, e ainda lidou bem com o retorno de Damon. Não foi perfeito, mas creio que o episódio manteve o ritmo. A série ainda tem que batalhar muito para se reestruturar, e eu acho que está conseguindo. Ainda temos muito material para desenvolver para o restante da temporada.

Fique agora com a promo do episódio ‘Do You Remember The First Time’, que vai ao ar no dia 13 de novembro.

Observações:

– Gente, uma coisinha que ficou na minha cabeça: O Alaric voltar a ser humano não faria com que Elena voltasse a lembrar de tudo? Eu realmente não sei, porque a única vampira que vimos tomar a cura não está (infelizmente) entre nós. Pode ser que as coisas só se desfaçam com a devida morte da pessoa. Mas foi algo que me fez refletir por instantes.

– Ainda sobre Alaric: Eu queria ele mais tempo lindando com o fato de ser um Original, sabe? A série já não tem lobisomem, hibrido e agora perdeu seu Original fabricado pela mamãe Esther? Alguém providencia algum crossover?

– Entre Enzo e Stefan, eu me mantenho #klaroline. Bjs.

– A Jo deixou no ar o fato de ser bruxa, ela pode ser outra coisa. A teoria de que ela faz parte do clã Gemini ganha força. Talvez ela seja inclusive um ‘aborto’ como o Kai. Alguém se lembra se o doidão deixou alguma irmã sobreviver, algo assim?

– Oi? Eu vou tolerar ficar uma semana sem sabem de Bonnie e Kai, ok? Quero muito saber como os dois estão passando depois da partida de Damon.

– Agora Elena vai ter que lidar com as suas escolhas. Eu ainda acho, que lá dentro, ela ficou mexida com a volta de Damon. Não o bastante para quebrar a hipnose…ainda.

– Estou curiosa para saber como vai ser essa reunião da família Salvatore. Como Sarah, Stefan e Damon vão lidar com isso. Aliás, Damon confessou que o tio Zach era uma lembrança ambulante de algo horrível que ele fez, por isso ele acabou o matando. E com a sua “sobrinha”, “prima”, sei lá, como vai ser?

– Além de salvar Bonnie (e Kai! Quero esse maluco a solta por aí com seu pager), pessoal precisa voltar a focar em uma forma de quebrar o feitiço em Mystic Falls.

– Tyler e Liv nem deram as caras para ajudar, espero que tenham ficado fazendo coisas mais interessantes.

É isso! Perdoem-me pelo tamanho da resenha!

Um beijo e até o próximo episódio!
Como sempre, fiquem à vontade para comentar, concordar, discordar e colocar suas teorias.


Lívia Zamith

Nascida em Recife, infância no interior de SP e criada no Rio. Vivo e respiro Séries, Filmes, Músicas, Livros... Meu gosto é eclético, indo do mais banal ao mais complexo, o que importa é ter conhecimento de causa.

Rio de Janeiro - RJ

Série Favorita: São muitas!

Não assiste de jeito nenhum: Friends (não gosto de sitcoms)

×