Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

The Vampire Diaries – 6×09 I Alone

Por: em 9 de dezembro de 2014

The Vampire Diaries – 6×09 I Alone

Por: em

Em sua penúltima semana de exibição em 2014, The Vampire Diaries nos entregou um bom episódio que veio para abrir caminho para o midseason finale, desenvolvendo a trama em cima do retorno de Kai e na busca por Bonnie (pontos positivos do episódio). I Alone também voltou a bater em algumas teclas que estamos cansados, diria melhor, escolados. Não que eles tenham tirado a graça do episódio, longe disso, mas cansaram a minha beleza um pouco e desperdiçaram alguns minutos com coisas ultrapassadas .

Então começo a resenha pelo que me deu preguiça nesse episódio: O arco envolvendo Matt, Sarah, Stefan e Enzo. Aconteceu o tão esperado (???) encontro de “Sarah Salvatore” com Stefan – as aspas já denunciam tudo: de Salvatore a menina não tinha nem a unha do pé. Matt leva a jovem para encontrar com a pessoa que supostamente seria família e Enzo também aparece no local. Essa richinha entre o vampirão britânico e o Stefan está começando a me incomodar. Eu entendo toda aquela situação no início da temporada, quando Enzo resolve punir o irmão Salvatore por ter desistido de Damon e magoado Caroline no processo. Mas agora, qual o motivo dessa perseguição? Provar que o Stefan é um monstro como todos os outros vampiros? Deja vu?

Como eu falei, a suposta sobrinha/prima/tia/[insira outro grau de parentesco] foi pega na mentira. Um fato novo surge nesse momento: Stefan sempre soube sobre Sarah e fez de tudo para garantir que a descendente da sua família tivesse uma vida normal, longe de tudo que pudesse lhe trazer dor e sofrimento (leia-se Damon). Mesmo com a mudança de postura do irmão, ele nunca dividiu isso com ele – anote mentalmente esse fato, vou comentar posteriormente – A jovem se chama Monique e Stefan a compele para esquecer tudo, para garantir o segredo sobre Sarah. Mas quem aparece? Matt e Enzo. O amigo de Damon, querendo provar seu ponto ameaça quebrar o pescoço da garota caso não seja revelado o segredo entre eles. Stefan hesita e R.I.P Monique. Bom, com mais essa morte podemos concluir: (1) The Vampire Diaries está matando os personagens que acabaram sem função na história; (2) A série pode estar abrindo caminho para a chegada da verdadeira Sarah Salvatore – toda a resiliência de Stefan em mantê-la protegida me pareceu nobre e um ato de amor à família.

-the-vampire-diaries (6)

A consequência dessa picuinha entre o Enzo e o Stefan foi a gota d’água para Matt se revoltar de vez contra os vampiros – “No matter how close vampires get to humans, our lives will always mean less. When push comes to shove, we’ll be on opposite sides.”. Outro Deja Vu?  Não é a enésima vez que vemos o ex-Elena-ex-Caroline chegando nessa conclusão? Com a transformação de Elena em vampira no final da terceira temporada a série perdeu um pouco daquela “consideração” pela vida humana. Acho legal alguém finalmente se dar conta do sofrimento que é ficar próximo de vampiros, mas será que o Matt vai fazer alguma diferença? Ele no final convoca Jeremy para ajudá-lo à matar Enzo, ou seja,  personagens mais apagados nessa temporada em uma missão? Não sei se sai coisa interessante daí não – ou nada diferente do já assistimos em diversos outros momentos.Esses para mim foram os momentos descartáveis de I Alone.

Vamos falar de coisa boa? Toda trama envolvendo Kai e Bonnie. Quando a temporada começou com aquela loucura de uma Mystic Falls muito louca em 1994, onde Damon e Bonnie foram parar depois do colapso do Outro Lado, muitos de nós duvidamos – tendo em vista as duas medíocres temporadas anteriores – de que The Vampire Diaries conseguiria se redimir, e pasmem: Foi um dos melhores arcos narrativos já desenvolvidos na série. E o relacionamento #Bamon roubou todos os holofotes para si. Além disso, temos um vilão à altura da série (#sddsKlaus) – Kai tem uma construção deliciosa, um verdadeiro psicopata, irônico, cruel, de olhar insano mas, ao mesmo tempo, muito carismático.

No final de Fade into You, Damon compeliu Alaric à fazer o possível para pegar o Ascendente com Jo e assim aconteceu. Lançando mão de um ritual de sedução a base de vinho e comida tailandesa, o professor descobre onde sua namorada guarda o objeto: Na gaveta de roupas íntimas, escondido com a maconha. Essa professora é muito #vidaloka, não? Já deu para ver que ela curte um vinho, agora dorgas.- Deve ser difícil ter que lidar com um gêmeo assassino ou um pai que frita seu cérebro na primeira oportunidade, né? A médica confidencia à Alaric que o fato de trair o irmão, mentindo que se fundiria com ele no ritual dos Gemini , foi o que fez sua família aceitar sua partida e que ninguém sabia que ela tinha um Ascendente.

-the-vampire-diaries (1)

Com o artefato em mãos,  Damon e Elena, com uma ajudinha Liv – que cansou de ficar enclausurada na mansão Lockwood – se transportam para 1994. O sangue utilizado no feitiço foi o de Lucy Bennet (Natashia Williams), lembram dela? A ideia de Liv é linkar Elena, Damon e eventualmente Bonnie à ela, por meio de uma dose –amarga – do seu sangue, para assim manejar trazer os três de volta para o presente. Feitiço feito, deu-se início à jornada Delena nesse episódio. Eu realmente curti muito a interação do ex-casal em 1994. Damon logo lembra do Pager que Kai sempre carregava e decide tentar mandar uma mensagem, não sem antes explicar para Elena o funcionamento daquele gadget (o que foi bem engraçado). Enquanto esperam por respostas, a vampira encontra uma câmera antiga onde Damon resolveu fazer meio que um diário. Constrangido, o bonitão logo tira o aparelho da mão dela dizendo que seria o vídeo de inscrição no programa Real World: London (um antigo reality da MTV), rs.

É nessa hora que o telefone toca e temos um dos momentos mais fofos de todos os tempos. Quem está do outro lado da linha é Bonnie e a felicidade dela em ouvir a voz da melhor amiga me fez sorrir enquanto assistia. Uma coisa que eu não consegui entender é porque, mesmo cientes do curto tempo que dispunham, Damon e Elena não foram encontrar com a bruxa no meio do caminho? Isso facilitaria a vida de todo mundo! Mas não, eles resolvem esperar e comer panquecas que, dou o braço a torcer, foi mais um momento fofo entre os dois.  Elena desenha dentinhos na comida do vampiro…ele olha para ela com uma carinha de apaixonado.#CarenciaModeOn. Elena que estava indo tão bem (sem fazer qualquer tipo de mimimi ) mas ao ler a matéria sobre o genocídio dos irmãos de Kai pressiona Damon para que ele revele como conseguiu o Ascendente, já que a vida de Jo certamente estaria em risco. Mesmo tentando mudar de assunto – “We have Nirvana, Nine Inch Nails, Boyz II Men…Stefan’– Ele acaba confessando a hipnose de Alaric e a jovem obviamente se revolta, dizendo que Damon está fazendo tudo aquilo para tentar reconquistá-la, não se importando com quem se machuque. Bitch, Just Stahp!

-the-vampire-diaries (3)

Retomando o pensamento lá de cima, da mesma forma que Stefan ainda guarda algum temor do irmão, todos os outros personagens sempre acabam fazendo o mesmo. Mais uma vez foi Damon quem agiu quando ninguém mais deu uma solução. Acho que em 6 anos, ele sempre foi duramente criticado, julgado e colocado como vilão. Mesmo com atitudes questionáveis, Damon sempre fez o que precisava ser feito no final das contas. E para chegar até Bonnie ele não mediria esforços e nem pouparia Rick de um mal estar com a namorada. Essa conduta repetitiva dos personagens em sempre criticar as atitudes do vampiro me irrita de uma maneira… E quando Elena deu o ataque moralista eu tive vontade de entrar no laptop e dar muitos tapas na cara dela.

Voltando para 2014, adivinha quem está chegando de taxi em Whitmore? Ele mesmo, Kai. Pena não terem mostrado como ele manejou fugir da sua prisão, mas tirando isso, todas as cenas do personagens foram sensacionais. Primeiramente, ele parece ter apurrinhado o taxista com a sua empolgação em estar vestindo calças Skinny. Sem dinheiro para pagar a corrida, qual a melhor opção? Bem, se você for um aborto maluco e psicopata, sufocar o taxista com o fone do seu Iphone novinho. Sim, Kai parece ter se esquecido do seu amado Pager, rendendo-se ao vício dos smartphones.

kai

Mas não para por aí, Kai vai direto ao bar em que Liv trabalha e creio que ele não acreditou que era a irmã mais nova de primeira mas, pelo que vimos no episódio, ele ficou o dia inteiro observando a loira. Ri alto quando ele falou sobre o twitter – “Are you on twitter? I just signed up — you should follow me: @CobraKai1972.” – Mesmo com várias insinuações, Liv não percebe estar diante do seu antigo algoz até o momento em que ela pede a identidade diante do pedido de uma Gin. Antes que ela pudesse fugir, Kai maneja de absorver um pouco da mágica dela e ficamos com uma das melhores cenas do episódio. A perseguição do maníaco a irmã parecia ter um final certo, mas Tyler aparece na hora, empurrando o bruxo do balcão. O potencial lobisomem falou sério quando disse que protegeria Liv, e eu estou a-man-do o casal. Podem me julgar! Tyler finalmente se encaixou no roteiro de forma descente e os dois atores tem química. Estou prevendo que em breve ele voltará à ser lobisomem, matando alguém para proteger sua Rapunzel.

Na Mystic Falls retro, Damon encontra a amada sentada na varanda da sua antiga casa, incendiada por ela mesmo depois da morte de Jeremy no episódio Stand by me, lá na 4ª Temporada. Damon então resolve colocar a jovem no lugar dela dizendo que tudo o que ele está fazendo somente pela Bonnie – “She had hope. For both of us. She’s the reason I survived, the reason I made it out. Who knew? It turns out you spend time with someone and don’t kill them you actually become friends. I’m doing this for Bonnie, Elena, not you.”. Elena podia aprender que o mundo não gira em volta dela as vezes. Com os devidos pontos nos i’s, Damon conta que ele e a bruxa iam todos os dias na varanda da antiga casa dos Gilbert, que isso o deixava de alguma maneira próximo à ela. Ele a convida para entrar na casa, e temos um dos diálogos que mais românticos do casal: “I’m sorry I compelled away the memories. They were only half mine.” – “ We’ll make new ones.”. #CarenciaModeOn2

Tudo estaria lindo se nesse momento eles não fossem transportados de volta, pelo fato de Liv ter cruzado a fronteira com Tyler. Elena e Damon sentam desolados junto ao túmulo dos Gilbert quando Kai aparece. Como ele ainda tinha um pouco de magia da irmã com ele, ele conseguiu destruir o Ascendente que estava com a Elena – quase transformando a vampira em uma tocha. Damon conseguiu empurrar ele para depois da fronteira, cessando assim as chamas na amada. O problema é que agora, mesmo sem magia, Kai está solto na cidade – “There’s a Psyco loose in Mystic Falls and no vampire around to stop him. Whoops” – como não amar?

-the-vampire-diaries (7)

Mas o martírio de Damon não parou por aí, Alaric o encontra e tira satisfações com ele. Todo mundo sempre amou esse bromance, mas como eu já disse em resenhas anteriores, o sentimento construído entre Damon e Bonnie acabou deixando a amizade Dalaric em segundo plano. Rick acertou dois socos em Damon, depois de saber que Kai estava livre – mesmo sem ter sido culpa do vampiro – Acredito que a relação dos dois vai ficar um pouco estremecida depois disso. Elena parece se compadecer do ex-namorado ao testemunhar a briga. Damon consternado fala para ela que havia deixado um bilhete para a amiga em 1994. dizendo que eles estariam na casa dos Gilbert. A cena corta para uma desesperada Bonnie correndo sem encontrar ninguém, confesso que a cena me emocionou, não só pela dor que  conseguiu transparecer (ela está sensacional nessa temporada, diga-se de passagem), mas também pelo discurso de Damon  durante a cena: “She sacrificed everything for us, over and over, and we were supposed to be there for her. She’s all alone.” – Sentimentos, sentimentos por toda a parte. Quero muito que eles consigam fazer com que ela volte, e mais do que isso, ver o reencontro #Bamon acontecendo!

Na última cena do episódio, vemos Tyler chegando em casa e se deparando com Kai. Com uma garrafa quebrada ele diz poder salvar a vida de Liv – “Do you like making a deal with the devil?” – Não sei porque a primeira coisa que vem na minha cabeça envolve a vida de Luke, que não apareceu durante o episódio por estar passando um tempo com o papai maluco. Ou pode ser algo completamente surpreendente, depois de conhecer o patriaca  Joshua Parker, fiquei com a impressão que além de Kai, o próprio clã Gemini pode vir a ter um papel mais relevante na história. Mas vamos ter que esperar o próximo episódio para saber.

Confira a promo de Christimas Through Your Eyes, midseason finale, que vai ao ar dia 11 de dezembro:

– Observações:

– Senti falta da Caroline no episódio. Será que vai finalmente rolar uma beijoca entre ela e o Stefan no midseason finale? Eu realmente acho interessante ver um amor não correspondido na série, mas ok.

– Uma coisa que não ficou muito clara foi essa questão do Ascendente, Jo tinha um e Kai outro, pelo que parece o psicopata montou o seu próprio artefato, e Damon sabia disso. Ou seja, em tese, Kai poderia sair a qualquer momento e ninguém realizou isso?

– Sigam @CobraKai1972 no Twitter! Sim, ele já tem mais de 7 mil seguidores, entre eles Julie Plec,

– Eu to amando o Chris Wood, curti no face, segui no twitter e no instagram.

– Pela promo dá para saber que o plano de Matt não vai dar certozzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz

– Eu me abstive de falar sobre a reação de Jeremy ao saber da possibilidade da volta de Bonnie. Grata pela compreensão.

– Se tem uma coisa que a 6ª temporada não está errando é na trilha sonora.

– Eu falei sobre Lucy Bennet na resenha, foi com o sangue dela que Liv fez o feitiço para levar Damon e Elena para 1994. Caso vocês não se lembrem, ela foi a bruxa que ajudou Katherine (#sdds) no episódio Masquerade na 2ª temporada. Gostaria de ter visto como Damon conseguiu obter o sangue dela, ou até uma eventual aparição, porque não?

– Apenas amando o Kai se familiarizando com a modernidade.

– “Pagers are an ancient form of telecommunication.”  – Meu sonho era ter um pager! =(

– “Careful, Stefan. I know it may seem easy being the big, bad Salvatore, but soon you’ll find yourself lying in themiddle of the road — pouring your heart out to a stranger, having an existential crisis.” – Eu ri quando Damon falou isso para o irmão.

 “Don’t be jealous you can’t vamp hear because you’re a big, blond bowl of mush. Just be thankful I don’t fancy mush.”  – Enzo para Matt.

– “I don’t know — it’s Matt. [He probably wants[ food, money, a new social class…Whatever it is, it better distract Stefan from his sizable screw-up with Caroline.” – Damon sobre o compromisso entre Matt e Stefan.

– O Real Word  foi um reality show de sucesso na década de 90. Transmitido pela MTV, o programa se baseava em um grupo de jovens anônimos que eram colocados para viver sobre o mesmo teto. Algo como um Big Brother com jovens estrangeiros.

– Será que conheceremos a verdadeira Sarah Salvatore? Eu gostaria que Stefan contasse para Damon que o bebê sobreviveu, vide o fato de o irmão se culpar até hoje pela morte da mãe da menina.

E vocês, o que acharam? Sintam-se em casa para comentar o episódio e complementar a resenha.

Beijos e até o próxima!


Lívia Zamith

Nascida em Recife, infância no interior de SP e criada no Rio. Vivo e respiro Séries, Filmes, Músicas, Livros... Meu gosto é eclético, indo do mais banal ao mais complexo, o que importa é ter conhecimento de causa.

Rio de Janeiro - RJ

Série Favorita: São muitas!

Não assiste de jeito nenhum: Friends (não gosto de sitcoms)

×