Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

The Walking Dead – 5×07 Crossed e 5×08 Coda

Por: em 9 de dezembro de 2014

The Walking Dead – 5×07 Crossed e 5×08 Coda

Por: em

The Walking Dead construiu no sétimo episódio uma situação interessante. Acompanhamos diversos núcleos com principal foco em Rick, que se junta a Daryl para resgatar Beth e Carol. O episódio, além de mais dinâmico que os anteriores, monta o palco para episódio que marcará a metade da temporada.

Abraham passa o episódio em penitência, ajoelhado no asfalto e com cara de quem comeu e não gostou. Maggie e ele ganham bons momentos enquanto a busca de Glenn e os outros por água foi morna e não agregou muito a trama.

TWDs05e07e08(1)

O padre Gabriel ganha contornos sombrios ao abandonar a segurança da igreja para ir a algum lugar misterioso. Até aqui o personagem está sendo bem desenvolvido, apesar de poucas cenas, momentos como dele limpando furiosamente o chão da igreja – encharcado de sangue – ajudam a estabelecer o sacerdote como um personagem que não está ali só para cumprir tabela.

Quem está me deixando de saco cheio é Tyreese. Normalmente não costumo encanar muito com questões de adaptação de uma mídia para a outra, mas ele está sendo totalmente desconstruído, e essa nova persona dele simplesmente não me agrada. Virou o psicólogo improvisado da galera e o guardião da paz do apocalipse. Imploro: DEEM UM MARTELO PARA ELE AMASSAR CRÂNIOS!

TWDs05e07e08(2)

– Tyreese sem martelo, sou eu assim sem você –

Foi o núcleo de Rick que chamou mais atenção, afinal é onde a ação realmente está acontecendo. E a troca de reféns entre o grupo de Rick e o grupo de Dawn podia gerar bastante tensão e render um final da metade da temporada bacana.

No fim, apesar de “Crossed” ter sido um episódio bom, deixou uma pontinha de raiva com o seu final. Sasha sendo enganada daquele jeito não pareceu natural, e mais uma vez parecia que a série descambaria para as soluções fáceis de roteiro…

TWDs05e07e08(3)

E então, veio “Coda” o oitavo episódio.

Logo no começo do oitavo episódio eu engoli minha preocupação. A cena inicial foi incrível! O último episódio da metade da quinta temporada estava andando muito bem, carregando ótimos momentos… Até o seu desfecho.

Antes de chegar lá, algumas considerações:

TWDs05e07e08(4)

A trama na igreja foi bastante enrolada, com os zumbis entrando na igreja e eles saindo parecendo algo meio cômico ala Scooby Doo. Mas Michonne cortou algumas cabeças com sua katana então tá valendo.

No hospital, tivemos uma ótima cena de luta com Beth consumando sua segunda morte de policial – COP KILLER! – e um desenvolvimento bacana (apesar de mais longo do que deveria) da estranha relação Beth/Dawn.

TWDs05e07e08(5)

Abraham chegou com o resto da turma somente para ajudar a baixar a qualidade do final do episódio (que já estava no chão).

E enfim, o grand finale.

Sasha sendo nocauteada de um jeito tosco foi ruim? Então me diga: Quão merda foi a morte de Beth? Talvez a morte mais estúpida de um personagem na série! Talvez de todas as séries! Não sei dizer, só sei que eu rolei no chão de tanta raiva daquela cena.

TWDs05e07e08(8)

Já estava meio incomodado com o fato de Rick concordar em fazer a troca no corredor estreitíssimo do hospital (território inimigo cara!!!), mesmo assim parecia que algo bom ia sair dali. Com um estilão de confronto do velho oeste, o embate de Rick e Dawn poderia ser algo muito bom, mas acabou passando longe da decência.

A morte de Beth foi tão forçada, que pareceu que foi um produtor executivo com um rifle que atirou nela. “Precisamos matar alguém para impactar o pessoal! Pensem em qualquer situação aí e bora filmar”. Só posso imaginar que foi algo assim que aconteceu para dar no que deu.

TWDs05e07e08(6)

E ainda rolou encontro familiar no estacionamento do hospital! Que timing hein galera? Só pra rolar um draminha com gente chorando e caindo no chão – aliás, Lauren Cohan não deu conta da cena. Suas duas reações emocionais, primeiro quando Michonne diz que Beth está viva, e depois quando descobre que Beth está morta, foram bem ruinzinhas.

Não que a série tenha ido para o buraco, mas é triste ver que por mais que ela simule uma originalidade aqui e ali, tenha picos gigantescos de bons momentos, bons personagens e um material base incrível, ela nunca decola.
Acaba sempre rolando uma decepção, como essa conclusão ridícula para uma história (original da série, diga-se de passagem) até então interessante.

TWDs05e07e08(7)

Tão mal planejado e desnecessário… O velho impacto pelo impacto. Pensei que você já tinha superado isso The Walking Dead.

 

 


 

Observações:

– Sasha visivelmente incomodada por ter rasgado a jaqueta de Bob foi um toque sutil de emoção muito bom.

– A cena de Rick recebendo os policiais sozinho, com o resto do grupo dando suporte a distância, foi incrível. Que desperdício minha gente!

– OK amigos produtores, vocês acertaram no Terminus, erraram feio no hospital, agora voltem para as páginas dos quadrinhos… Por favor.

– Aliás, qual será a desculpa pra fazer o grupo ir até Washington agora? Abrigo? Os caras tem um hospital pertinho para morar e vão se arriscar na estrada na chance de conseguir um lugar seguro? Boa sorte aí senhores roteiristas.

– E o Morgan galera?

– Só pra finalizar: Sério Beth?! SÉRIO?! Tesourinha de cortar linha de costura no OMBRO?! OK, sabemos que você era suicida, mas poxa… Que morte ridícula! Pior que agora vai ser chororô eterno nos próximos episódios.

 

E os prêmios de Morte Zumbi Da Semana vão para:

DARYL, em Crossed… Não podia ser diferente, olha o que o rapaz fez!

twds05e0708

e MICHONNE, em Coda, com uma morte dupla de encher os olhos. Agora me diz, pra que fugir de uma dúzia de mortos-vivos quando você sabe fazer isso?

twds05e0708(2)

 

 


Pedro Matteu

Além de séries, apaixonado por cinema, HQ's, Stephen King e livros de dragõesinhos.

Jaguariúna/SP

Série Favorita: Game of Thrones

Não assiste de jeito nenhum: Grey's Anatomy

×