Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Uma série, duas séries, bravo, bravo!

Por: em 5 de novembro de 2009

Uma série, duas séries, bravo, bravo!

Por: em

Você acha alguma série tão boa que poderia dar origem a outra? Neste primeiro post te mostraremos duas séries policiais que deram origem há várias outras… Na semana que vem lembraremos de outros spin offs interessantes.

Law and Order

Law and Order, Criminal Intent, SVU e Trial by Jury

Reconhecemos os Law and Order pela narração de Steven Zirnkilton, com excessão do Criminal Intent, todos começam com In the criminal justice system (No sistema judiciário criminal)…

Law and Order é hoje a série dramática que está há mais tempo no ar, desde 1990. O cenário é a cidade de Nova Iorque e os episódios misturam a investigação policial e o julgamento dos acusados nos tribunais. Seu elenco já se modificou várias vezes, a comandante Anita Van Buren (S. Epatha Merkerson) é que atuou em mais episódios.

Seu primeiro spin off veio em 1999 com Law and Order: Special Victims Unit, que tem o mesmo formato , mas investiga crimes sexuais, é de longe a franquia de maior sucesso. Os detetives Stabler e Benson são a “marca” da série. Eles e o capitão Cragren (este vindo de Law and Order) estão desde o início. Outra diferença com a original é que conhecemos melhor a vida dos personagens e alguns problemas pessoais acabam até virando “casos” para a unidade.

Law and Order: Criminal Intent estreou em 2001 mostra as investigações de esquadrão especial que investiga os piores criminosos de Nova Iorque. Seu diferencial é a visão do criminoso e os aspectos psicológicos do crime. Em 2005, o detetive Mike Logan (Chris Noth, de Sex and City), personagem de Law and Order, entra para a série e alterna as investigações com os detetives Bobby Goren (Vincent D’Onofrio) e Alex Eames (Kathryn Erbe).

Em 2005 foi criada a Law and Order: Trial by Jury que focava exclusivamente no julgamentos, mostrando a preparação e o próprio julgamento. Só foram ao ar 12 episódios e essa foi a primeira franquia a ser cancelada.

Paris enquêtes criminelles e Law and Order: UK

Ainda há duas franquias da série, uma na França adaptada de Law and Order: Criminal Intent chamada Paris enquêtes criminelles que estreou em 2007 e a última adaptação britânica, de 2009, Law and Order: UK que é adaptada da original Law and Order.

CSI

CSI: Las Vegas /></p> <p>Para reconhecermos CSI basta uma música do The Who! As três séries tem em sua abertura uma música da banda.<br /> CSI: Crime Scene Investigation é hoje a série policial mais consagrada, está no ar desde 2000 e é centrada nas investigações de crimes em Las Vegas. Um time de cientistas desvendam crimes e mortes incomuns. A diferença desta série e o motivo para tanto sucesso é o modo como os crimes são resolvidos. Os detetives, ao invés de seguir suspeitos e fazer interrogatorio, seguem as evidencias, que não mentem.</p> <p>Na temporadas passada (9ª) houve uma reviravolta e três importantes membros sairam da equipe. Sara foi a primeira, por causa de enventos traumaticos, Grissom foi atrás dela, sim os dois tinham um romance que foi sendo desvendado aos poucos. E entre uma saída e outra, a morte de Warrick. Para
No primeiro episódio da 10ª temporada CSI mostrou a cena mais cara da história da TV, custando cerca de 400 mil dólares, são 2 minutos filmados em bullet time, igual na trilogia Matrix.

CSI: Miami e CSI: NY

Com o sucesso de CSI, em 2002, foi lançado CSI: Miami. O primeiro episódio foi derivado do original. Catherine e Warrick foram a Miami ajudar os CSIs locais a resolver o assassinato do ex-chefe de polícia de Las Vegas. A série se diferencia nas cenas de ação, muito mais recorrentes que a original. Além da investigação das evidencias dos crimes, há perseguições de carro, Quem comanda a equipe na cidade ensoladada é Horatio Caine (David Caruso).

Em 2004 estreou CSI: NY derivada de um episódio de CSI: Miami onde Horatio foi a cidade perseguir um suspeito. Essa série é mais sombria que as outras e tem um teor mais dramático já que o líder Mac Taylor (Gary Sinise) perdeu a esposa no 11 de setembro. O clima sombrio reflete as cores que vemos em NY que com seus inúmeros arranha-céus, caos no trânsito, metrô, tudo fica meio cinza.

Os crimes que encontramos nas três franquias são diferentes, com caráter diferente, assim como a forma que cada equipe utiliza para solucioná-los. Os procedimentos de coleta, catalogação das provas e análises são padrões, mas o fio condutor da história é muito diferente. Tanto em CSi:Miami e CSI:NY toda a equipe se concentra no mesmo crime, mas em CSI a equipe se divide em 2 casos, ou as vezes até 3 casos diferentes. Mas em todas elas encontramos alguma coisa da vida pessoal dos investigadores, um envolvimento maior em um crime, ou com um suspeito, ou casos amorosos. Mas a série não é sobre eles.

Como as evidências não mentem, CSI se utiliza de muita tecnologia para identificar DNA, fazer buscas em bancos de dados enormes, impressoões digitais, de pneus, de sapatos… Ninguém escapa sem deixar alguma impressão na cena de um crime. E os julgamentos são casos ganhos. Todos tem que ter algo pra colocar o suspeito na cena do crime, e nos Estados Unidos os julgamentos reais estão se deixando levar pela séries, criminosos estão sendo liberados pelos jurados por falta de provas, os especialistas chamam isso de efeito CSI. Hoje as descobertas de CSI são até piadas na internet, dado o grau de profundidade à que chegam as provas.

E na próxima semana os três CSIs farão um grande crossover que promete bastante! A história começa em CSI: Miami, no dia 9 de novembro.


Jéssica Souza

São Paulo - SP

Série Favorita: ER

Não assiste de jeito nenhum: Supernatural

×