Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Utopia – Vale cada minuto!

Por: em 24 de maio de 2013

Utopia – Vale cada minuto!

Por: em

Utopia é uma série que estreou recentemente e foi muito bem recebida pela crítica. Transmitida pelo Channel 4, sua 1ª Temporada contém apenas seis episódios, mas que valem cada minuto!

Criada por Dennis Kelly, a história acompanha um grupo que, ao encontrar o manuscrito de uma HQ não publicada, se vê envolvido em uma série de eventos de caráter conspiratórios.

The Utopia Experiments é uma HQ sobre um cientista que faz um pacto com o diabo, abrindo as portas para um novo mundo. Sua história, embora fictícia, previu um dos piores desastres já vividos pela humanidade no último século. Por isso, o material se torna alvo da The Network, uma sociedade secreta que tem ramificações no governo e em empresas importantes da sociedade.

Quando o manuscrito é encontrado por um grupo formado por cinco jovens fãs de quadrinhos, eles passam a ser perseguidos por membros desta sociedade, que não medirão esforços para por as mãos na HQ. Agora, a única pessoa em quem o grupo acredita poder confiar é Jessica Hyde, uma mulher misteriosa que prometeu mantê-los a salvo.

Justamente pela 1ª Temporada ter apenas seis episódios, a história é ágil e não perde tempo em momentos desnecessários. E além disso, é possível ver algo um pouco difícil nos dias de hoje:  criatividade.

Longe de ser apenas um seriado sobre conspirações, Utopia faz questionamentos sobre o futuro da humanidade e até onde cada um iria para reverter os problemas que assombram o mundo. É aquele tipo de história que em alguns momentos te fazem questionar se os “vilões” são mesmo tão maus assim…

Quantos aos personagens, Dennis Kelly faz mais um excelente trabalho. As pessoas são (em sua maior parte) carismáticas e bem construídas, e até as crianças (geralmente odiadas, como o Henry, de Once Upon a Time) ganham a simpatia do público.

O elenco não é muito conhecido, mas isso não tira os méritos da grande atuação de alguns.  Adeel Akhtar, Alexandra Roach, Nathan Stewart-Jarrett  (de Misfits), Oliver Woollford, Neil Maskell  (de The Jury), Paul Ready, Fiona O’ Shaughnessy, Paul Higgins de Line of Duty, James Fox, Geraldine James, Simon McBurney e Michael Smiley apresentam um ótimo trabalho, onde bem poucos deixam a desejar.

Alexandra Roach, como Becky

Outros pontos que com toda  certeza merecem destaque são a fotografia e a trilha sonora. A fotografia é linda, apresentando vários cenários belos e algumas cores vibrantes, que elaboram uma diferença enorme, fazendo com que qualquer um que se importe com o quesito se espante;  Já a trilha sonora se encaixa perfeitamente com o ambiente apresentado por Utopia e consegue transmitir com sucesso o que  certas cenas propõe  (ouça aqui o tema da série, que é o mais perfeito exemplo disso).

O final da 1ª Temporada é um daqueles que pode muito bem ser o fim definitivo ou pode ter uma continuação. Felizmente, o Channel 4 renovou para mais uma temporada, prevista para o começo de 2014, mas ainda sem um número certo de episódios, que provavelmente continuará o mesmo.  Também não foi divulgado se todo o elenco retornará no próximo ano, porém, nada indica o contrário.

Um detalhe curioso que vale a pena ressaltar é que o seriado estava sob investigação, acusado de expor o elenco infantil a cenas violentas. Que eu saiba,  até agora isso não levou a nada, mas  pode ter criado “bate-boca” sobre Utopia  que provavelmente ajudou na sua renovação.

Cena do seriado Utopia

Está esperando o quê? Depois de tantos elogios dados por mim, vá tirar suas próprias conclusões, pois quando você menos esperar, pode estar amando Utopia assim como eu.

Lembrando novamente: a próxima temporada começa apenas em 2014, então você tem tempo de sobra pra desfrutar essa obra e ficar esperando ansiosamente o retorno.

Confira o vídeo promocional abaixo:


Douglas

Possui mais séries na grade do que tempo disponível. Viciado em cultura pop, bandas indies e, principalmente, ketchup.

Curitiba / PR

Série Favorita: Seinfeld

Não assiste de jeito nenhum: Anger Management

×