Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Castle – 3ª Temporada

Por: em 4 de agosto de 2015

Castle – 3ª Temporada

Por: em

Todos sabemos que uma maratona tem seu percurso devidamente traçado. Pois concluímos a 3a temporada de Castle e chegou a a hora de comentar com vocês o que achamos e destacar os fatos mais importantes! Se você perdeu os posts das duas primeiras temporadas, não deixe de conferir (1ª temporada e 2ª temporada). Vamos seguir a linha que utilizamos no post anterior! Vem com a gente!
Castle-304 A temporada se inicia com forte ligação com o que aconteceu no final da 2a. Castle não retorna para a Delegacia e Kate fica visivelmente incomodada com isso, na verdade todos lá, incluindo Esposito, Ryan e o Capitão ficaram chateado pelo escritor não ter telefonado ou enviado cópia do novo livro. Castle dá a entender que continua em um relacionamento com sua ex esposa e Beckett com um olhar o informa que não está mais com o namorado Agente do FBI.

Castle e Beckett

O episodio 5 nos brindou com uma das melhores cenas da temporada. Castle ainda impressionado pela coragem de um enfermeiro, que burlou as regras do hospital, cortejou falsamente médicas e funcionárias e roubou medicamentos. Tudo isso para conseguir tirar sua amada de uma penitenciária. Quando sua mãe o questiona se ele teria coragem de tira-la da prisão ele fica pensativo e posteriormente ele pergunta a Esposito se ele o tiraria da prisão. E de repente surge Kate e diz: _ Não se preocupe Castle, eu o tiraria de lá! Com certeza ele se lembrou do que a mãe disse! O acontecimento apenas faz alimentar em nosso escritor a sensação de que a mulher ideal é ela: Kate Beckett.

No geral a relação dos dois cresceu muito nesta temporada. Já não se via mais o olhar torcido de Kate em razão da presença de Castle na delegacia ou a acompanhando nas investigações. Pelo contrário, o que se via era que ela sentia falta dele (vide os olhares dela para a cadeira vazia perto de sua mesa).

O problema na relação deles é o timing, quando um está sozinho, o outro está namorando e vice e versa. Isso me lembra muito coisa de adolescente e o problema de adultos é que muitas vezes se deixa a chance passar e o amor da sua vida vai embora. Esperamos que isso não aconteça com eles (shippando o casal Castle e Kate descaradamente).
Kate e Caste avião

Os Coadjuvantes

Uma das melhores coisas da participação dos coadjuvantes foi o romance entre Lanie e Esposito. Tanto dos dois tentando esconder de todos que estavam saindo, quanto todos sabendo disso e escondendo. Os dois funcionam muito bem juntos, é um casal interessante, talvez por serem coadjuvantes não tenham tempo de ficar enrolando a história dos dois e elas acontecem de forma mais direta.

O capitão Roy Montgomery (Ruben Santiago-Hudson), teve sua cota na temporada, mas não por um bom motivo. Infelizmente ele encerrou sua participação na série de uma maneira bem que não valoriza nem o personagem, que tem sido um amigo dos detetives e não um chefe, alguém que eles sempre contam com o suporte e tem essa falha, há muito tempo, mas que prejudica Kate. Ele se foi de uma maneira honrada, mas estas histórias de pessoas boas que cometeram um erro na vida são demais nestas séries. 

Os melhores episódios

A temporada foi muito boa e marcou um crescimento em qualidade em relação às duas anteriores, principalmente no que tange a roteiro. Por isso foi uma dura tarefa selecionar os melhores episódios, mas tentamos:

S03E06 – 3XK: Não tem jeito, episódios de assassinos em séries sempre prendem mais nossa atenção e com este não foi diferente. Neste caso adiciona-se o componente de um criminoso que da prisão ordena mortes com o seu modus operandi para tirar o foco de si. Tudo foi muito bem construído e até o fim do episódio não era fácil chegar ao verdadeiro assassino e o final foi bem tenso, mas como Castle dá o nome a série, é óbvio que ele não seria morto. Mais um destaque no final para a cena dele e Kate perto da piscina, era visível que ela tinha ficado com medo dele estar morto e o clima que surgiu foi maior do que simples amizade.

Castle sequestrado

S03E10 –  Last Call –  A lei seca foi um momento muito interessante da história americana. Com a desculpa de limpar a sociedade americana dos malefícios que o álcool traz, políticos americanos estabeleceram a proibição da venda em todo o território americano, mas logicamente que isso impulsionou o contrabando e muitas pessoas escondiam suas bebidas (caso vocês queiram saber mais sobre este fato histórico, recomendamos fortemente a série Bordwalk Empire). Isso nos remete ao episódio em que a equipe investiga a morte de um dono de um bar. O episódio foi bem desenvolvido e o assassino foi bastante crível, tendo a ganância e ambição desenfreada como motivo determinante para o leiloeiro cometer assassinato.

S03E11 – Nikki Heat  – O episódio em si foi normal, porém a entrada da atriz que interpretará Nikki Heat nos cinemas foi algo que mexeu com todos. No início Kate tinha dado permissão para que ela os acompanhassem na investigação e Castle tinha restrições à escolha do estúdio e também ao “laboratório” da atriz junto a eles. No curso das investigações os papéis se inverteram: Kate além de estar com ciúmes dela com Castle, achava muito estranho como ela a imitava: jeito de falar, movimentos e chegando ao ponto dela tingir o cabelo e vestir roupas com muita semelhança. Foi muito engraçado!

S03E12 – Poof! You’re Dead – Precisou Castle brigar com Gina para ele perceber que não quer algo comum e que eles não estão apaixonados. Ele quer mágica! E sabemos com quem ele encontrará este componente não é mesmo? parece que está faltando uma sintonia de momentos entre Kate e Beckett – quando ele está solteiro, ela está namorando, ele se acerta com alguém e ela fica solteira. Isso é tão vida real! O episódio em si não despertou tanto interesse, mas há que se destacar como foi engraçado as cenas do Esposito e da Lenie (aqui fiquei com dúvida da grafia do nome dela)

S03E13 – Knockdown – Os episódios que tratam sobre a morte e investigação da mãe de Kate são sempre os melhores e este não deixou a desejar também. Agora temos um ex policial com câncer em estágio avançado e problemas na consciência. Ao telefonar para Kate dizendo que tem informações, revive nela a esperança de avançar nas investigações. Tudo se encerra bruscamente quando o policial é alvejado a distância, levando consigo a chance de Kate obter mais informações sobre o caso. O episódio é muito interessante e conseguimos, junto com Kate, mais fatos que estariam relacionado às mortes e confessamos que isso nos surpreendeu, não esperava algo neste rumo. Apesar de saber que há muita corrupção em esferas policiais e em NY não seria diferente. Temos enfim o primeiro beijo de Castle e Kate, pena que foi para tapearem um vigia e assim chegar mais fácil ao esconderijo onde os bandidos mantém Ryan e Esposito. Para quem esperou tanto por isso (como nós também), já é algo neh?!

S03E16/17 – Setup e Countdown – Um episódio duplo que não deixou a desejar e com desfecho surpreendente. A questão do 11/9 sempre traz boas histórias em cima de uma grande tragédia. O grande destaque deste episódio foi Kate e Castle quase morrendo congelados e nosso escritor salvando NY de um ataque terrorista! A participação do agente Mark Fallon também foi importante para o episódio seguir de uma maneira bem séria, como deveria, e para colocar Kate e Castle desafiando todos pelo que acreditavam. Castle e Kate em LA

S03E22 – To Love and Die in L.A.- Kate e Castle em Los Angeles e tudo que isso pode significar para a série e para os dois. O episódio foi bem corrido, mas isso é compreensível devido ao fato dele ter focado mais no relacionamento dos dois e isso foi bem legal. Os dois dividindo o mesmo ambiente e a tensão amorosa/sexual entre os dois aumentando cada vez mais. A cena dela saindo da tímida investida dele foi muito bonita e tá na cara que não tem caminho de volta: eles devem ficar juntos! Kate fechando a porta e depois voltando para falar com Castle, que já não estava mais na sala, foi muito interessante e mostra o caminho da relação dos dois.

 

S03E24 – Knockout – Uma bela season finale para uma excelente temporada. A corrupção está infiltrada no sistema policial/jurídico de NY e isso faz com que muitas portas sejam abertas para tentar acobertar vários assassinatos envolvendo policiais e também alguém muito poderoso que ainda não sabemos quem é. Uma trama muito bem articulada desaguando com uma fuga espetacular de um Tribunal. A pergunta que sempre vem a nossa mente é: qual o motivo dela ainda estar viva? A resposta foi dura, mas já estava se desenhando desde o início deste episódio: o Capitão Montgomery era o terceiro policial envolvido na extorsão de mafiosos e ele a protegia. O sacrifício que ele fez no final foi uma forma de redenção e o tiro que Kate levou em seu funeral foi bem chocante e com certeza mudará os rumos da série. Será que ela ouviu Castle falar que amava?

Castle-324

O mais interessante desse episódio finale e da temporada foi que a pergunta para a próxima não foi sobre a vida ou morte da Kate, mas sim sobre se ela ouviu e se lembraria dessa declaração ou não. Estes seasons finales que questionam a sobrevivência de um personagem principal é um insulto aos fãs.


O que acharam dessa temporada? Prontos para começarmos a 4ª?


Janaina Helena

Mineira vivendo em Maceió. Viajante por vocação. Advogada por profissão. Séries, cinema, livros, corrida e torresmo!

Maceió-AL

Série Favorita: The Good Wife e Gilmore Girls

Não assiste de jeito nenhum: Arrow

×