Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Hannibal – 3×04 Aperitivo

Por: em 29 de junho de 2015

Hannibal – 3×04 Aperitivo

Por: em

Todos querem um pedacinho de Hannibal. Seja por vingança, por ódio, por ganância ou por amor, o que vimos em Aperitivo foi o início de uma caçada geral pelo Dr. Lecter. Mas será que ter tanta gente assim em seu encalço dificulta a sua vida ou aumenta ainda mais as chances de o psicopata se safar?

chilton

Em relação aos episódios anteriores, dá para dizer que Aperitivo é o mais fraco da temporada. Foram muitos flashbacks, muitas tomadas de mutilação – o que não é um problema pelo lado gráfico, mas sim pelo excesso de tempo empregado nelas – para tentar justificar por que raios ninguém morre nessa série, além da morosidade nas sequências da despedida de Jack e Bella. Foi um episódio que se arrastou além do normal e quebrou um pouco do ritmo da temporada, impecável até então.

Quem mais brilhou essa semana certamente foi Chilton. Depois de ter sido desfigurado por uma bala disparada por Mirian Lass, o dono do hospital retornou bastante motivado para capturar Hannibal. Ele transita por vários ambientes, recolhendo a bagunça que o canibal deixou para trás e plantando uma sementinha em cada uma das suas vítimas. Com isso, ele consegue perceber a quem pode se aliar e a quem deve observar de longe para conseguir outras pistas. Há um toque de manipulação em cada uma das suas visitas, e é impossível não citar a beleza do seu diálogo com Will, que em parte foi apresentado como sendo de Abigail na primeira vez que foi exibido.

O mistério de Mizumono chegou ao fim com a confirmação de que Alana está viva e bem. Se antes a personagem chegava a irritar pela ingenuidade, o que vimos neste episódio foi uma mulher com muito mais coisas quebradas que os ossos. Alana ressurgiu em uma versão muito mais sombria e com uma sede de vingança que pareceu ser maior que a de todos os outros personagens. Jack, pelo contrário, tem aparentado uma estranha serenidade que não foi abalada nem mesmo pelo cartão de pêsames enviado por Hannibal. Seus reais objetivos na Itália ainda não estão completamente claros, o que faz dele uma das maiores interrogações da temporada.

Alana

O fascínio que Hannibal causa sobre os outros é tão grande que, apesar de tudo o que fez àquelas pessoas, o desejo que elas têm em vê-lo morto é muito secundário. Will quer se aproximar, Chilton quer que ele faça parte do “acervo” de seu hospital, Mason quer vê-lo mutilado, Alana parece querer vê-lo na cadeia e Jack… bem, Jack está mais interessado em Will do que nele. Quem puser as mãos nele primeiro vai ter que disputar com os outros, e isso pode ser o suficiente para que Hannibal se esquive mais uma vez. Acho, inclusive, que se morresse, teria mais gente lamentando por ele que tinha no velório da Bella.

É claro que a série é repleta de bons personagens, mas fazer tantos malabarismos para trazer todos de volta diminuiu bastante o impacto de Mizumono na linha narrativa geral. Ele continua sendo o melhor episódio de todos, mas depois de tudo aquilo perder apenas Abigail deu uma enfraquecida em toda a carnificina do ano passado. E por favor, um episódio praticamente sem Hannibal a essa altura da série não tinha como dar lá muito certo, né?

Algumas observações:

– Que delicinha rever os cachorros do Will!

–  Olha, trouxeram tanta gente de volta que só falta descobrirem que Beverly também está viva. Eu apoio.

– No episódio passado comentei sobre a semelhança do plot do prisioneiro com a trama de O Segredo dos seus Olhos. Esta semana, a fala de Alana sobre os gostos que não mudam e que poderiam ajudar a localizar Hannibal também foi bem parecida com um dos diálogos do filme. Será que Bryan Fuller andou assistindo ao filme argentino antes de escrever a temporada?

– Assim é mole fazer recast pro Mason Verger, né, minha gente? Dá nem pra perceber que é outro ator.

– Para quem estava em coma e ainda não soube, a série foi cancelada pela NBC. Agora é a hora fazer uma corrente de fé para que outro canal resgate o nosso querido programa!

verger

E vocês, também acharam o episódio meio mais ou menos ou gostaram muito? E quem vocês acham que alcançará Hannibal primeiro? Will seria o palpite mais provável, mas Alana me parece uma grande aposta depois dessa semana. Deixe seu comentário!


Laís Rangel

Jornalistatriz, viajante, feminista e apaixonada por séries, pole dance e musicais.

Rio de Janeiro / RJ

Série Favorita: Homeland

Não assiste de jeito nenhum: Two and a Half Men

×