Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Mr. Robot – 1×08 eps1.7wh1ter0se.m4v

Por: em 16 de agosto de 2015

Mr. Robot – 1×08 eps1.7wh1ter0se.m4v

Por: em

Acompanhar uma história a partir de um ponto de vista pode ser um grande problema. No entanto, esse sempre foi o grande trunfo de Mr. Robot. Conhecer o mundo e as pessoas através do olhar conturbado de Elliot é fascinante. Mas, abrir mão da realidade e se entregar a uma narração única é desafiador. Quem tem coragem de espiar a vida fora das paredes e descobrir como o mundo realmente é?

Krista, por exemplo, é como todos os outros, muito medrosa para saber da verdade. Depois da revelação do último episódio, a psicóloga foi arquivada ao som de Talking Heads. Mas e Elliot? Será que ele mesmo é capaz de espiar? Ele acredita que sim: “That’s what I do. I look”Porém, esse é o problema da história com um ponto de vista, nem sempre podemos ou devemos acreditar na nossa fonte.

mr.robot-1x08-elliot-mirror

Será que isso está acontecendo mesmo? Será que Mr. Robot é real ou uma invenção de Elliot? Será que tudo é uma invenção? Essas são algumas das perguntas que fizemos e discutimos até aqui, mas uma pergunta me escapou: Quem é Elliot? Responder porque nunca me fiz essa pergunta é fácil. Nunca pensei nisso porque Elliot nunca pensou nisso. Eu, como amiga imaginária, sou uma criação dele e a sua existência era a única certeza que Elliot tinha. “You know more than me? That wouldn’t be fair. My imaginary friend knowing more than me”, Elliot diz quando precisa buscar um solução para o honeypot da AllSafe.

Mas em eps1.7wh1ter0se.m4v, Sam Esmail nos fez espiar fora das paredes construídas por Elliot, além de nos entregar grandes encontros. Darlene vai à uma aula de ballet com a sua velha amiga Angela. Elliot conhece White Rose, o líder do Dark Army. Gideon faz uma visita a Tyrell para mostrar serviço. Tyrell dá um “olá” para Mr. Robot porque a vida não tá fácil para ele. Ou seja, muita coisa aconteceu no oitavo episódio e nós vamos começar pelo final.

Elliot só queria comemorar porque conseguiu desligar o honeypot instalado por Gideon e em exatamente 43 horas, eles poderiam finalmente destruir a Evil Corp. Mas a declaração até então confusa de Darlene e um beijo inesperado o fez questionar tudo. “Oh my God Elliot, did you forget again? Did you forget who I am?”, Darlene pergunta chorando e pede para que Elliot confirme que sabe que ela é sua irmã. Elliot demora para dar a resposta e vai embora logo que percebe a desorientação mental em que está.

mr.robot-1x08-elliot-darlene

As cenas que seguem esse momento são incríveis e alucinantes, para Elliot e para nós. Os cortes e colagens rápidas conseguem reproduzir o caos que é o pensamento do protagonista. Mas o desespero que é perder uma pessoa em sua memória só é plenamente traduzido quando ele olha para câmera e pergunta “Are you freaking out? Were you in on this the whole time? Were you?!?!”. 

Sim, Elliot estamos tão desesperados quanto você. Como ele poderia esquecer uma pessoa? Amnésia? Ele está louco? De qualquer forma, a resposta está na pessoa que ele ignorou durante esse tempo todo. Então Elliot tenta hackeá-lo, mas a internet não conhece ninguém com seu nome. Ao procurar em seu arquivo, encontra um CD sem rótulo, mas ao abrí-lo os arquivos encontrados são sobre Mr. Robot e não sobre Elliot Alderson.

Por cinco segundos, eu pensei que Elliot descobriu finalmente que era Mr. Robot esse tempo todo e que ao olhar ao espelho de novo quem estaria lá era a figura de Christian Slater. Thank God, isso não aconteceu porque não conseguiria viver sem Rami Malek e também porque essa foi a ideia mais estúpida que tive sobre essa série.

mr.robot-1x08-mr.robot-photo

Porém, com todas aquelas fotos de Mr. Robot curtindo a vida adoidado, Sam Esmail transformou todas as minhas teorias em estúpidas. Mr. Robot é uma pessoa real. Se as fotos não são suficientes, acho que o encontro com o Tyrell comprova isso. Mas se ele é de verdade, quem é ele?

A opção mais óbvia é pai de Elliot. Vocês podem achar que estou louca porque o pai dele não morreu? Sim, Tyrell e Angela falaram isso também. Mas da mesma forma que todo mundo fala “Evil Corp” ao invés de “E Corp”, a mente de Elliot poderia ter feito todo mundo reproduzir a mesma história e isso explicaria porque Mr. Robot empurrou Elliot quando ele contou a história sobre o pai. E além das fotos arquivadas de Mr. Robot com um menino, Elliot encontra uma foto de família em que Mr. Robot está ao lado de sua mãe com duas crianças, provavelmente ele e Darlene.

mr.robot-1x08-elliot

Mas, honestamente, são só teorias, que podem se transformar em estúpidas com os dois últimos episódios da temporada. E teorizar a série é “chegar à conclusão”, o que é muito fácil e é o que Elliot acredita que fazemos.

A parte mais importante da série não é sobre a existência de Mr. Robot, mas sobre a identidade de Elliot e como nós existimos para sustentar suas “loucuras”. Elliot nos criou para construir a imagem de justiceiro e revolucionário, afinal quem não está cansado da hipocrisia das redes sociais? Quem não se revolta contra uma empresa que não assume suas responsabilidades quando os seus funcionários morrem? Quem não colocaria na cadeia o responsável por um site com pornografia infantil? Ao despertar nossa empatia com essas e outras questões, Elliot conseguiu reprimir suas memórias e imaginar uma pessoa melhor que ele pudesse ser. Elliot precisava de nós e nós precisávamos de Elliot.

Mas é impressionante como nós fomos enganados facilmente pelo discurso de Elliot. E nós continuaremos perdidos e chegando à conclusões rápidas e clichês até o fim dessa temporada. Sim, amigos imaginários, podemos fazer origami com o nosso papel de trouxa com orgulho.

 

Outros origamis…

  • Da aula de ballet de Angela e Darlene à chegada de Mr. Robot ao apartamento de Elliot… o mix de música clássica e eletrônica que compõem a trilha da série se destacou nesse episódio.
  • “A good honest man”. Essa foi a conclusão de Elliot ao hackear Gideon e está sendo muito interessante ver o chefe da AllSafe ver que todas suas suspeitas apontam para Elliot.
  • Eu estou bem perdida quanto aos planos de Tyrell. Pelo discurso de Joanna, a morte de Sharon fazia parte do plano. Mas porque Tyrell não estava preparado para o interrogatório da polícia?
  • De qualquer forma, a confissão de Tyrell para a esposa sobre como eles estão focando nos pontos errados foi um dos melhores momentos desse episódio.
  • Mas o encontro de Tyrell com Mr. Robot abre milhões de questões. Pelo jeito, Mr. Robot incluiu Tyrell nos planos para derrubar a Evil Corp, mas ele não está feliz com a sua participação e ameaça o hacker com os segredos que conhece.

Vamos ser enganados juntos?! Qual a teoria de vocês para esse episódio? Conte nos comentários!


Nathani Mota

Jornalista, nerd e feminista. Melhor amiga da Mindy Kaling, mesmo que ela não saiba disso.

Salto / São Paulo

Série Favorita: Sherlock

Não assiste de jeito nenhum: Two and Half Men

×