Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Painel de Game of Thrones na Comic-Con 2015

Por: em 10 de julho de 2015

Painel de Game of Thrones na Comic-Con 2015

Por: em

A Comic-Con é a maior feira nerd do mundo. Era óbvio, então, que uma das séries favoritas dos nerds de todo o globo, Game of Thrones, marcaria presença com um painel super animado e, claro, lotado. Estiveram presentes os atores Alfie Allen (Theon), Sophie Turner (Sansa),  Maisie Williams (Arya), John Bradley (Sam), Gwendoline Christie (Brienne), Liam Cunningham (Sor Davos), Natalie Dormer (Margaery),  Conleth Hill (Varys), Hannah Murray (Gilly), Carice van Houten (Melisandre), além da produtora executiva Carolyn Strauss e do diretor David Nutter.

O primeiro assunto a ser tratado no painel é o fato de que, agora, os livros e a série estão praticamente em pé de igualdade. A grande questão é se, a partir de agora, o nível de sigilo na produção é maior.  A resposta foi um sonoro “sim” de todos os presentes. Carolyn comentou que eles sempre tentaram manter alguma coisa em segredo para os fãs que leram os livros e que isso foi ficando cada vez maior ao longo das temporadas.

Alfie Allen Sophie Turner

Alfie Allen foi o próximo a falar, comentando o caminho pesado que Theon enfrentou na 5ª temporada. “Sim, na quinta. E na quarta. E na terceira…“, brincou o ator. Ele acrescentou que foi gratificante ver o personagem finalmente encontrar uma luz no fim do túnel, com a decisão tomada no último season finale, embora admita que também teria sido interessante ver o quão longe Theon poderia ter ido caso pegasse novamente o caminho mais fácil.

Próxima pergunta: Como será o relacionamento de Sam e Gilly agora que estão finalmente juntos? John Bradley logo responde: “Eu acho que ele vai simplesmente aceitar a felicidade. Eu sempre achei que a concepção que o Sam tem sobre sexo é mais ou menos a que nós temos sobre o espaço. É algo que está ali, mas que não tem nada a ver com ele. Ele interpreta de uma maneira puramente acadêmica, por assim dizer.” Nesse momento, o ator cortou sua fala e fez um rápido comentário sobre não ter conhecimento o suficiente sobre ciência para completar a comparação.

David Nutter comentou sobre a cena de Drogon invadindo a arena, no 5×09, que foi uma das mais longas da história do show, levando cerca de 10 dias para ser gravada. “Nós temos um bom treinador de dragão. E também bons petiscos.”, brincou o diretor.

Para Natalie Dormer, Margaery precisa de um café e um banho. Seth Meyers, o moderador do painel, sugere um crossover com Orange is the New Black. O moderador brincou também com Liam, afirmando que queria ver Davos sorrir mais, embora ache impossível depois do que aconteceu.

Em seguida, a produtora e o diretor foram questionados a respeito de como eles receberam a reação negativa que alguns fãs tiveram com relação aos acontecimentos da temporada. Strauus disse que isso é um sinal de como a audiência está envolvida com o show e ressaltou que não é porque determinado plot é doloroso que ele não é importante para a história, citando o momento onde Stannis acaba cedendo a Melisandre e sacrificando a filha. “Não foi feito por causa da dor. Foi feito apesar da dor.”

maisie williams got

Depois, foi a vez do público fazer perguntas. Maisie Williams foi a primeira a responder.  A pergunta era quais os novos desafios agora que Arya está cega. A atriz afirmou estar um pouco preocupada com as lentes de contato, porque elas eram incrivelmente grossas e desconfortáveis e complementou: “Aos escritores, leva apenas 3 segundos para escrever ‘Arya está cega’. Para que eu possa dominar isso, vai levar muito mais tempo.”

Natalie Dormer foi a próxima. Quando a atriz foi questionada sobre o que vem no futuro para Margaery, agora que ela conquistou tudo o que queria, o moderador Seth Meyers brincou, afirmando que eles não podem contar nada sobre o futuro da série, mas falarão a ele nos bastidores, porque ele é famoso. Ainda sorrindo, Dormer se limitou a responder que não sabe ainda muito do que está por vir, mas que a garota não tem mais Olenna para olhar por ela o tempo todo e que ela está em problemas, definitivamente.

O próximo fã a perguntar usou um tom bastante irônico ao questionar quem iria sentir mais falta de Kit, “já que ele está obviamente morto”. Maisie entrou na brincadeira e, no mesmo tom, respondeu que todos estavam contando os dias para ele ir embora. “Aquele cabelo…“, completou a atriz.

Logo em seguida, um fã usando uma camisa escrita Crows Before Hoes (em tradução livre, seria algo como Corvos antes de Mulheres, em uma referência à Patrulha da Noite) e todo mundo do painel ficou tão vidrado na estampa da camiseta que ninguém prestou atenção no que ele estava dizendo.

Se o elenco pudesse mudar uma coisa sobre a última temporada, o que seria? “Eu esperaria antes de ter feito o que fiz“, disse Gwendoline a contragosto. “E se ela tivesse esperado, eu ainda teria um chefe” , afirmou Liam. Pouco antes do painel, em entrevista a EW, Nutter já havia confirmado que Stannis está mesmo morto. “Não mostramos a cena porque seria gratuita. A intenção sempre foi essa, a morte dele.”

Na sequência, a maior polêmica da temporada veio a debate: O estupro de Sansa. A pergunta foi qual o motivo da cena ter sido vista pelos espectadores no ponto de vista de Theon, e não no da garota. Sophie respondeu: “Se tem uma coisa que Sansa é, apesar de tudo que lhe aconteceu, é forte. Ela já passou por muito, ela sabia que os Bolton eram um grande risco. Ela é uma daquelas personagens que fazem o grito do pensamento ser mais impactante que o grito da garganta.”

natalie dormer got

Algum season finale pode ter 90 minutos? Strauss disse que era algo a ser visto, já que a maioria dos episódios tem quase uma hora de duração.

A divisão dos fãs a respeito de Theon foi direcionada a Sophie Turner. Já que o personagem tem fãs e odiadores na mesma quantidade, foi perguntado o que a garota achava – se Sansa devia perdoá-lo ou se ele deveria morrer. “Essa é a questão que nós discutimos durante toda a temporada”, brincou Sophie. Quando a atriz começou a falar sobre um arco de morte para o personagem, Alfie interrompeu: “Eu matei dois meninos camponeses! Dois meninos camponeses!”

A controversa questão da violência contra a mulher e da cultura do estupro, tão criticada na 5ª temporada, também veio a tona. Strauss disse que os roteiristas estão tentando passar o máximo de verdade possível a respeito de um mundo errado como aquele e que eram tempos complicados, tanto para mulheres quanto para homens.

Nutter respondeu como é lidar com as expectativas dos fãs:

“Na segunda temporada, me falaram que queriam que eu dirigisse o Casamento Vermelho. Eu falei “Ok” e então eu descobri o que era o Casamento Vermelho e… Eu sobrevivi. Depois vieram 509 e 510, com Drogon na arena, a walk of shame, tudo. E eu percebi que eu posso sobreviver a essa expectativa porque o elenco e a produção estão lá comigo. É como uma pirâmide, construída pedra por pedra.”

O diretor também foi questionado se houve algum momento de interação com os fãs que o marcou. Ele respondeu sem hesitar: “Eu encontrei o Presidente Obama recentemente e ele me disse ‘Vocês não mataram o Jon Snow, não é?‘.

 


Alexandre Cavalcante

Jornalista, nerd, viciado em um bom drama teen, de fantasia, ficção científica ou de super-herói. Assiste séries desde que começou a falar e morria de medo da música de Arquivo X nos tempos da Record. Não dispensa também um bom livro, um bom filme ou uma boa HQ.

Petrolina / PE

Série Favorita: One Tree Hill

Não assiste de jeito nenhum: The Big Bang Theory

×