Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

[Personagem/Ator] Chuck Bartowski/Zachary Levi

Por: em 29 de agosto de 2010

[Personagem/Ator] Chuck Bartowski/Zachary Levi

Por: em

Chuck Bartowski Zachary Levi

Existem certos personagens que parecem que são escritos sob medida pros atores que irão interpretá-los. E muitas vezes é isso mesmo que acontece, já que a carreira de cada ator pode servir de base pros roteiristas encontrarem o rosto perfeito pros seus personagens.* Mas em alguns outros casos, os produtores da série simplesmente têm a sorte absurda de esbarrarem nos testes de elenco com a pessoa ideal pra história que eles querem contar — às vezes ainda mais ideal (!) do que eles imaginavam. Foi assim que Josh Schwartz e Chris Fedak encontraram Zachary Levi, ator americano de 29 anos — que apesar de já ter sido parte do elenco fixo de uma série de 2002, só ganhou o status que tem hoje graças ao personagem que dá título a uma das séries mais divertidas atualmente: Chuck.

*Foi assim com o Adam Baldwin no papel de John Casey, por exemplo.

Zachary Levi Pugh nasceu na cidade de Lake Charles, na Louisiana, e é o filho do meio em uma família de mais duas garotas. Atuando desde os 6 anos em pequenas peças de teatro da região, Levi mostrou desde pequeno o interesse pela carreira, mas foi só em 2002 que o cara conseguiu um papel em frente às câmeras, no filme para TV Big Shot: Confessions of a Campus Bookie. Mas isso não importa. O filme nunca chegou ao Brasil e o negócio nem deve deve ser lá muito bom. O que importa no ano de 2002 foi o papel de coadjuvante que ele conseguiu em Less Than Perfect, sitcom da ABC que, em suas 4 temporadas de exibição, rendeu quase 80 episódios pra carreira de Zachary. Kipp Steadman, seu personagem na série, era antagonista de Sara Rue (protagonista interpretada por Claudia Casey), que queria crescer na empresa, mas tinha Kipp no caminho. O personagem de Zachary era um vilão meio escrotão, mas o lado cômico de Chuck que a gente vê hoje em dia já era ensaiado na pele de Kipp independente de sua índole:

Durante e depois da série, Zachary participou de diversas outras produções do cinema e da TV, mas nada com grandes repercusões. Só em 2007 que ele conseguiu os holofotes principais ao ganhar o papel de Chuck Bartowski, protagonista da comédia de uma hora que a NBC apostou. O que faz Zachary funcionar tão bem na pele de Chuck (segundo o próprio) é a sua semelhança gigante com o personagem. Claro que o cara não tem um Intersect na cabeça, nem luta Kung-Fu, mas Levi também tem o jeitão nerd, meio desengonçado, amigável e carismático pra caramba do espião. A amizade com Morgan? Também funciona na vida real com Joshua Gomez. A química com Sarah? Também funciona na vida real com Yvonne Strahovski — mesmo que eles não sejam um casal de verdade do lado de cá da telinha.

Zachary também é um cara muito próximo dos seus fãs. Ele não é um dos twitteiros mais viciados do mundo, mas sua página do Facebook tá sempre atualizada com uma cacetada de fotos pessoais legais pra caramba. No drama do quase-cancelamento de Chuck em 2009, Zachary comandou uma multidão de pessoas pra Subway na tentativa de chamar atenção do patrocinador (e da NBC, claro) pra mostrar a base de fãs fiel da série. Na Comic-Con, Zachary sempre mostra um jeitão mó simpático — e nessa última edição, em julho de 2010, dava pra ver que, quando a organização da feira geek teve que encerrar o painel antes da hora, era sincera a frustração e o desejo de continuar a conversa em algum outro canto qualquer se possível.

Chuck Bartowski Zachary Levi

Além de tudo isso, Chuck permitiu que Zachary Levi crescesse profissionalmente não só como ator, mas também comandando a produção por trás das câmeras. Em Chuck Vs. The Beard, Zachary foi o responsável pela direção do episódio, e levando em conta a importância desse 3×09 na trama da série (foi nele que Morgan descobriu o segredo de Chuck), foi incrível o voto de confiança dado ao cara. E o melhor é que o voto de confiança foi totalmente correspondido, já que mesmo na sua estreia como diretor-de-qualquer-coisa, Zachary mandou bem demais. Tudo bem que o roteiro por si só já foi um dos melhores da temporada, mas o trabalho de colocá-lo em tela foi muito bem realizado — ainda mais pela dificuldade de dirigir a si próprio. Atuar e ao mesmo tempo comandar tudo o que tá acontecendo a sua volta não é fácil.

Chuck nessa última temporada tomou um rumo mais dark que, particularmente, não me agradou taaaanto. Mas a essência mais leve e divertida da série continua presente, e muito disso vem da atuação de Zachary Levi. Chuck Bartowski não é o personagem perfeito. Zachary Levi não é o ator perfeito. Mas eles não precisam ser. Os dois são como amigos da gente. Podem ter lá os seus defeitos, mas o que importa é que, no final das contas, eles nos divertem pra caramba.

A 4ª temporada de Chuck começa mês que vem, dia 20 de setembro.
Não deixem de acompanhar as reviews aqui no Apaixonados!
🙂

_____

P.S.: Curiosidade bizarra que eu descobri ao escrever esse texto: Zachary Levi teve que levar QUATORZE pontos na mão depois de quebrar uma lâmpada da sua casa enquanto jogava Wii. Taí a prova de sua nerdice Chuckiana.

P.S. 2: Um dos bônus do box da 1ª temporada de Chuck é o vídeo da audição de Zachary Levi. Quem quiser ver, tem lá no YouTube.



Guilherme Peres

Designer

Rio de Janeiro - RJ

Série Favorita:

Não assiste de jeito nenhum:

×