Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Awkward – 2×12 The Other Shoe (season finale)

Por: em 24 de setembro de 2012

Awkward – 2×12 The Other Shoe (season finale)

Por: em

A MTV comemora. A season finale de nossa queridinha Awkward teve uma ótima audiência para os padrões da emissora com 2,17 milhões de espectadores e 1.1 na audiência qualificada (18-49 anos). A temporada começou excelente seguindo a boa fórmula de abordar temas cotidianos de forma leve e descontraída. No final das contas, acredito que a série pecou no exagero de atenção dado ao triângulo amoroso principal: Matty/Jenna/Jake. Sabíamos que boa parte dos episódios iria girar em torno da decisão de Jenn, mas isso não deveria ter apagado os plots de personagens como Ming, Valerie, Tamara e Clark.

Analisando a paródia de Crepúsculo do episódio anterior a escolha era bem óbvia já que a moça era Bella e Matty era Edward. Depois de passar uma temporada inteira à espera de Jenna (inevitavelmente) escolher Matty, simplesmente abrir o episódio com a decisão já tomada e Jake estar bem com ela é extremamente frustrante. Claro que eu não cogitava a possibilidade de ver o loirinho se arrastando pelo amor da protagonista como seu xará de Crepúsculo, mas tudo pareceu meio rápido e um pouco forçado.

Por um lado, gostei de Lacey agindo como mãe e sendo sincera com a filha sobre os conselhos envolvendo relacionamentos. De outro, não gostei do resultado desses conselhos: depois de escolher Matty, Jenna termina o episódio duvidando do garoto porque ele supostamente encarna as mesmas características que a mãe não gostava no ex-namorado, Ben. O roteiro nos leva a associar Matty com Ben, e, portanto, identificá-lo como o “parceiro errado”. Depois de uma temporada inteira trabalhando para se mostrar um garoto digno de Jenna (até mesmo o status de namorado Matt definiu sem dúvidas), assistimos um episódio inteiro da protagonista reclamando do quão boa sua vida está, esperando o chão ruir aos seus pés e em dúvida se o namorado novo não é uma boa escolha porque se assemelha ao ex ruim da mãe.

Alimentaram as esperanças do #TeamMatty, ganharam novos fãs e agora simplesmente o moço não é um bom partido porque não gosta de dançar e prefere ir a um acampamento do que viajar pra Europa. Mesmo sendo #TeamJake, preciso sair em defesa do moreno. Matt, em momento algum, pediu a Jenna que abrisse mão de sua viagem, o garoto foi extremamente compreensivo e nem poderia ser diferente, afinal de contas, o destino é a Europa! Além disso, Jenn sempre soube que Matt não sabia/gostava de dançar, esse foi um dos pontos que a fez escolher Jake pro baile no final da temporada passada. E agora ela esperava que ele simplesmente mudasse isso também, do nada?

Tamara mostrou novamente que é uma boa amiga, preocupada com o que Ming poderia fazer por estar bêbada e depois se arrepender. Pena que a oriental não teve a atenção que merecia no episódio. Fred Wuuuuuu apareceu somente pra se despedir e avisar que Becca-malvada ainda quer vingança. Teria Ming alguma chance de contra-atacar? Só espero que esse plot não seja esquecido até a terceira temporada. Valerie apareceu basicamente para nos apresentar o pacote de viagem pra Europa, mas confesso que ri um bocado das caras da Jenna com medo da conversa.

Sou super fã do Clark, mas a revelação de que ele é o comentarista “anônimo” do blog de Jenna foi jogado de forma tão aleatória que perdeu a graça. Claro que nessa temporada o mistério tem menos importância que o anterior (quem escreveu a carta), mas senti que o plot foi tratado com indiferença:  por que Clark é um comentarista “Anônimo”? Aparentemente, jamais saberemos a resposta. Sadie-bitch provou do seu próprio veneno com Ricky esnobando a garota. Só não achei coerente esse lance do garoto ser gay (ou bi?) e não ter rolado um confronto Ricky-Sadie. Parece que foi apenas uma maneira que acharam da vilã se chatear e não precisarem do ator pra cena (li em algum lugar que Matthew Fahey não estaria disponível para a gravação).

Um ponto positivo do episódio foi como desenvolveram o casal Jake/Tamara. Na primeira vez que li sobre alguém sugerindo essa possibilidade, a ideia me soou intragável. Mas Awkward surpreendeu com a simplicidade e naturalidade em que rolou o clima e o primeiro beijo entre os dois. Até mesmo dançando eles continuaram fofos juntos! Agora os dois pombinhos viajarão juntos para a Europa por seis semanas e Jenna estará no mesmo acampamento em que perdeu a virgindade com Matt, o eleito. Alguém duvida que essas férias serão recheadas de emoções e frustrações?

No final das contas, me restou uma sensação de frustração. Depois da primeira vez que assisti o episódio pensei que poderia vir do fato de eu ser #TeamJake e ela ter escolhido Matty. Revi o episódio duas vezes e acho que tô mais brava com a indecisão da Jenna, mesmo após escolher. Porque nesse clima, ela também estaria insatisfeita mesmo se escolhesse o loirinho. Jenna parece que não sabe ser feliz. Agora eu quero saber a sua opinião: Quem está animado por Jenna e Matty estarem juntos, mesmo já tendo sido informados que ele “não é bom” para ela? Existirá um futuro para Jake e Tamara? Quais o plots dos personagens secundários merecem ser desenvolvidos?

Agradeço a todos os leitores pela companhia e comentários nas reviews. A terceira temporada de Awkward com 20 episódios retorna na summer season de 2013. Até lá, a gente se encontra em outros posts do Apaixonados por Séries!


Andrezza

Mineira apaixonada por séries policiais, dramas jurídicos e séries teen de qualidade (Saudades, Greek!).

Belo Horizonte - MG

Série Favorita: Grey´s Anatomy

Não assiste de jeito nenhum: House

×