Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Dexter – 7×04 Run e 7×05 Swim Deep

Por: em 5 de novembro de 2012

Dexter – 7×04 Run e 7×05 Swim Deep

Por: em

Acho que a grande diferença dessa temporada de Dexter pra passada está no ritmo empregado e na construção do roteiro. Por mais que eu ache a 5ª ruim, isso se deve a problemas com algumas saídas usadas e não com esses pontos em questão, que foram o Calcanhar de Aquiles do 6º ano do programa. Tínhamos Travis, DDK e Gellar, mas em nenhum momento a história parecia andar em frente, sempre em círculos e foi isso que mais incomodou. Agora, estamos em uma temporada muito mais orgânica, com as tramas fluindo bem, se casando de maneira espontânea e, o melhor, todas, sem   exceção, se mostrando interessantes.

Prova de que os roteiristas não pretendem perder tempo é que a história do Speltzer foi resolvida no 4º episódio.  Vê-lo tão cedo na mesa do Dex só prova que o grande foco nessa temporada não é nenhum serial killer em questão além do Dex e da nova configuração que a sua relação com a Deb assumiu. A cena final de Run é emblemática por ser, de fato, a primeira vez em que vemos a tenente baixar a guarda e tentar entender o dark passenger do irmão.  Não dá pra dizer, claro, que a Deb passou a aceitar a natureza sanguinária do Dexter, mas essas 2 semanas meio que provaram que ela está ao menos tentando e que, mais importante do que isso, ela percebeu que no fundo ele continua sendo o mesmo Dexter que ela conheceu, com quem ela cresceu e que aprendeu a amar – só que, claro, com um novo “vício” bizarro.

O Dex também tá tendo que se adaptar. Não apenas no seu método (e a cena da morte do Speltzer e da “cremação” do corpo e das lâminas foi bem forte), mas achei que ele iria se irritar mais com as acusações quanto a morte da Rita, mas daí eu me lembrei que, até certo ponto, ele próprio também se culpa por isso. Mandar o Harrison pra longe foi a decisão mais acertada, com a tal irmandade russa lá atrás dele. Imagina se o menino acaba virando alvo também… Daí a Deb não perdoaria e acho que, talvez, ela teria culhões de entregar o irmão à polícia. Por outro lado, acho que essa ausência do garoto não vai demorar muito. Ele é a maior fraqueza do Dexter e quando o Isaak descobrir isso, vai dar seu jeito de trazê-lo de volta.

O cara, aliás, não parece estar pra brincadeira. No fundo, até o Dex sabe disso e também teme o que ele possa fazer. A maneira que ele foi preso no fim do 7×05 foi bem abrupta e uma clara medida desesperada da Deb e do Dex para mantê-lo vigiado. Mas como bom rico que é, certamente não vai durar muito. Ele saber que o Dexter matou o Victor é uma das coisas que podem surpreender no futuro, pois basta uma denúncia e uma investigação seria aberta, por mais absurda que a acusação possa parecer aos ouvidos da Miami Metro. E, até porque, eles nem estão mais tão desligados assim, não é? Me surpreendi com o Batista questionando o tal ‘suicídio forjado’. E ainda tem a história do BHB (eu falo disso mais embaixo)…

Eu sinto também que tem alguma coisa escondida nessa história. A fúria do Isaak é desmedida e não acredito que isso se deva apenas a perda de um parceiro de trabalho. O que deixou essa ideia fixa na minha cabeça foi a cena do porto retrato no 7×04, onde ele jura que vai vingar a morte dele. Eles eram irmãos, pai e filho, amantes…? Não sei, mas me parece que pode ter algo mais nisso.

É uma surpresa, pra mim, que a trama que mais me anime esse ano envolva a LaGuerta, que eu tanto odiei desde… sempre. Mas com o caso do Bay Harbor Butcher as vias de ser reaberto, não tem como não se empolgar. Se o Isaak denuncia o Dex pela morte do Vicktor e a LaGuerta encontra qualquer evidência mínima que o ligue a algum dos casos do BHB, a casa cai. Será que é agora que veremos a insuportável na mesa do Dexter? Ok, a Deb jamais permitiria isso e agora que ela está praticamente na cola do irmão, seria complicado, mas a boy can dream. O  lance da foto foi a prova de que, talvez, o Dexter tenha mesmo deixado rastros por aí.

Com a 8ª confirmada como última temporada, eu fico criando 1001 teorias de como ela vai se desenvolver, com base nessa preparação de terreno que estamos vendo agora. Alguém já imaginou uma temporada final com o Dexter fugindo da polícia ou preso esperando julgamento? Ainda não dá pra especular direito, temos que esperar até o season finale em dezembro, mas a impressão que eu tenho é de que o segredo do Dex tá por um fio.

Uma coisa que eu achei bizarra: Ninguém ainda se deu conta do sumiço do Louis? Ligar a morte dele (quando descoberta) ao Dexter não deve ser assim tão complicado, mesmo com toda a limpeza do barco e eu sou capaz de apostar que, em algum momento, isso vai acontecer. E desconfio que nem mesmo a Deb vai acreditar que ele possa ser inocente caso isso realmente aconteça.

A personagem da Yvonne continua me sendo um mistério. A Hannah não é nem de longe uma vítima nessa história toda do Wayne, muito pelo contrário. Eu não consigo entender ainda que jogo é esse que ela está fazendo. Afinal, se ela era cúmplice do namorado, por que cargas d’água iria ajudar a polícia a encontrar os corpos restantes? Arrependimento? Duvido. O olhar dela ao questionar porque o Dexter mentiu deixa claro que ela sabe EXATAMENTE o que está fazendo, seja lá o que for. Cogitei, assim que ela apareceu na série, que poderia rolar algo carnal entra ela e o Dex, mas já estou descartando a possibilidade. Talvez a relação dos dois seja de gato e rato.  O fato dele não ter mencionado aos outros a incompatibilidade das histórias dá brechas pra que pensemos isso.

A parte técnica desses dois episódios também esteve muito boa, especialmente a sequência de reconstrução do Isaak no bar.

Talvez esse 7×05 tenha sido o mais “fraco” em questão de acontecimentos – em contraposto com o 7×04, que foi uma porrada na cara, praticamente. No fim das contas, são 2 episódios importantes pra temporada e uma coisa não dá pra negar: A costura das história, até agora, está sendo extremamente bem feita. Que assim continue nos próximos 7.

__

 

P.S:  Essa saiu bem atrasada e eu peço desculpas aos leitores, mas a review do 7.06 sai ainda hoje já saiu!


Alexandre Cavalcante

Jornalista, nerd, viciado em um bom drama teen, de fantasia, ficção científica ou de super-herói. Assiste séries desde que começou a falar e morria de medo da música de Arquivo X nos tempos da Record. Não dispensa também um bom livro, um bom filme ou uma boa HQ.

Petrolina / PE

Série Favorita: One Tree Hill

Não assiste de jeito nenhum: The Big Bang Theory

×