Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Nikita 1×22 – Pandora (Season Finale)

Por: em 15 de maio de 2011

Nikita 1×22 – Pandora (Season Finale)

Por: em

Missão cumprida.

Já disse que Nikita é a minha série favorita de 2010/2011? Com certeza já. A série estreou desacreditada, todos pensavam que seria uma droga. Não é para menos, pois a meu ver todas as produções da CW nascem com o estigma de série ruim (até que se prove o contrário). Além disso, a sinopse não parecia ser muito interessante e soava mais como uma Alias com sex appeal. Detalhe: Eu sempre achei que a CW vendia a imagem de Nikita de forma muito errada, sempre destacando o lado “sexy” da personagem que, se a gente for analisar, quase não tem espaço na série. Mas enfim, que surpresa foi perceber que a produção crescia cada vez mais a cada episódio. Um dos melhores foi em 1×11 – All The Way, digno de season finale. Depois tivemos vários outros episódios eletrizantes, cheios de traições, reviravoltas e ação. Muita, muita, muita ação, do jeitinho que tem ser uma série de espionagem.

O elenco não é fenomenal, mas foi muito bem escolhido e todos estiveram bem em seus respectivos papéis, desde a protagonista (Maggie Q, que eu não conhecia e que daqui para frente prestarei mais atenção) até o elenco de apoio. O Shane West, por exemplo, não é o melhor exemplo de versatilidade, mas ele funciona no papel de Michael. Lindsy Fonseca soube fazer com que Alex crescesse e evoluísse. Tem alguém que não goste dela? Creio que não. E o que falar sobre a Amanda? Melinda Clarke, a meu ver, foi a melhor atriz da série. A sua Amanda é aquela vilã que todos odiamos e amamos ao mesmo tempo. Não me lembro de uma cena em que a personagem tenha sido menos que ótima. Sempre reservada, com comentários sempre indiretos, um olhar que analisa e julga o próximo o tempo todo. Só é uma pena que a personagem não tenha surgido em todos os capítulos.

Já se foram três parágrafos e eu ainda não falei sobre a season finale. Explico: Acho importante fazer um breve balanço sobre a temporada antes de falar sobre o último episódio. Tudo que vimos em “Pandora” foi o desfecho de 21 capítulos bem produzidos e que, infelizmente, não foram assistidos por tanta gente. Como diz a Isabela Boscov da Veja quando um filme vai mal na bilheteria: A produção não encontrou seu público. Digo o mesmo para Nikita. É verdade que não fracassou, mas podia fazer mais em audiência (três milhões no mínimo, concordam?). Vai entender o público americano (pior para eles). Eu assisti, vocês assistiram e pelo que li nos comentários (maravilhosos, por sinal) as criticas dos fãs são sempre muito positivas.

Pensávamos que havia um plano entre Alex e Nikita. Aquele tiro no final do episódio anterior não poderia ser certeiro, não é? E realmente existia um plano, mas apenas por parte da nossa Alexandra, que atirou de propósito e salvou a vida da parceira ao “fingi-la de morta”. Por pouco não derreteram Nikita! Sua sorte foi acordar e jogar o ácido na face “limpador” (não me lembro o nome dele agora). Gostei muito da cena, um verdadeiro castigo para um homem alguém que merecia ser castigado e, se não estiver palpitando errado, o Duas Caras voltará na 2ª temporada querendo vingança.

Nikita dentro da CIA foi de parar o coração. Eu pensei que ela não fosse sair do prédio depois de tanto alvoroço. Se não fosse por Ryan ela terminaria presa. Coitado… Se deu mal, mas por um bem maior. Agora está preso e dificilmente conseguirá sair até o dia em que a Division seja revelada. A não ser que Nikita descubra uma forma de tirá-lo de lá. Seria uma aquisição interessante para o time e talvez o início de um triângulo amoroso. A personagem foi muito útil para a trama, sempre surgiu nos episódios certos e auxiliou Nikita em diversos momentos.

Enquanto Nikita salvava o dia, Michael ainda estava preso na Division. Mas por pouco tempo, pois como imaginávamos, ele escapou logo no início. Porém, quem diria que o Birkhoff seria o responsável por soltá-lo?! O gênio de informática não é má pessoa. O problema dele é ser facilmente manipulado o tempo todo, fora o medo que sente de ser morto pelo chefe. Foi graças a ele que Michael pôde dar uma surra em Percey. Infelizmente, não foi desta vez que o chefão da Division foi morto, até porque ele ainda não pode ser morto. Mas vamos esperar… Duvido que ele dure muito tempo.

A maior surpresa de todas ficou por conta de Amanda. Desde o início do episódio foi ficando claro que as intenções dela não eram muito claras. Finalmente ela matou Alex, seu grande sonho das últimas semanas, mas depois de 25 segundos a trouxe de volta a vida. Uma reviravolta e tanto para a trama. Amanda mostrou que não é apenas a inquisidora, um braço direito de Percey. Ela é bem maior que isso e se Nikita for renovada (e ela tem que ser) podem apostar que ela ainda causará muitos estragos.

Eu não entendo como a cabeça de Alex não explodiu. Ela presenciou o assassinato de Jaden, foi presa por isso, desmascarada, torturada, descobriu que Nikita matou seus pais, foi forçada a sair e atirar na mentora… Ufa, quanta coisa. E como se não bastasse, morreu por alguns segundos e voltou a vida após levar uma seringa gigantesca no coração. Depois de tudo voltou ao esconderijo para conversar com Nikita. Uma conversa franca. Nikita errou ao não contar para Alex que matou seu pai? Sim, e muito. Mas se não fosse por ela, Alex teria morrido naquele dia. Dos males, o pior.

Daqui para frente, Alex e Nikita serão inimigas. Acredito que muitos não irão gostar, mas é compreensível tendo em vista o motivo do desentendimento e as circunstâncias. Se Nikita retornar para um segundo ano (que coisa chata ter que usar o “se”) veremos Alex caçando sua ex-parceira sob as ordens de Amanda. Depois de tantos episódios cheios de finais com cara de season finale surgiram dúvidas se Nikita teria história para contar depois. Pois bem, temos vários motivos para esperar por seu retorno: Alex atuando sob um novo grupo, Nikita e Michael com a caixa preta e sendo procurados pelo Diabo e o mundo, Fletcher preso, Percey ainda na Division e em busca da revanche, fora a esperada vingança de Alex contra o mandante do assassinato de seu pai (já que Nikita apenas apertou o gatilho).

Eu estou muito ansioso para acompanhar os novos rumos.

Quero agradecer a todos (e não foram poucos) que me acompanharam nos últimos meses. Muitíssimo obrigado. Percebi que Nikita tem um grupo de fãs considerável no Brasil. Espero voltar em setembro e espero que estejam aqui novamente. Se os produtores estiverem inspirados como estiveram até o momento, com certeza seremos agraciados com mais 22 ótimos episódios.

Vamos torcer!


Rodolfo

Uma versão masculina da Summer (de '500 Dias com Ela'): Fã de Indie Rock, o certinho da época da Faculdade e um completo 'desapaixonado'

Série Favorita:

Não assiste de jeito nenhum:

×