Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

The Americans – 1×06 Trust Me

Por: em 14 de março de 2013

The Americans – 1×06 Trust Me

Por: em

Ainda não foi esse episódio que nós vimos a Nina ser desmascarada, e ainda nem imagino como isso poderá acontecer. Eu imaginei que fosse ser mais rápido, ela não parecia ser uma personagem que fosse durar em The Americans. Mas temos que reconhecer que ela tem uma importância, principalmente para o FBI. Não podemos esperar que eles fiquem só com notícias do lado da KGB. Nem ia ser uma série interessante se isso acontecesse.

A gente sempre toma partido de alguém, de algum lado nas séries e os escritores que direcionam isso, nem sempre torcemos pelo bom. Por quê? Porque as vezes eles desenvolvem os “bandidos” de uma forma tão mais elaborada que é muito fácil torcer por eles nas séries ou filmes. Mas percebem que não estão fazendo isso em The Americans?

Aliás, não estão nem pesando os lados, dizendo que o FBI é o bom (como costuma ser) e os espiões são ruins. Eu me pego torcendo ora pra um, ora pra outro, ora para a série no geral, pro que gerar mais histórias interessantes de se ver. Nesse mesmo foi um que torci para que Nina não fosse descoberta (pelo menos não ainda) mas nem tanto por ela, mas pelo agente Stan que pouco a pouco tem ganhado a minha simpatia. Ele não sai disfarçado por aí, não tem que ficar mudando de sotaque, mas gosto da perspectiva que ele tem.

Espero que a gente veja mais o lado pessoal dele, talvez algum flashback como vimos do casal Jennings. A minha admiração pela série não é porque The Americans é uma série de espiões, ou porque mostra o mundo politico ou porque se passa nos anos 80. Mas porque junta isso muito bem com doses de drama. Pegou meus assuntos preferidos e trabalha tudo junto. Até agora vimos pouco da relação do Stan com a esposa e com o filho, quero ver mais. Quero ver como o trabalho infiltrado mudou a sua personalidade. Porque já ficou claro que é isso que afetou a relação com a esposa, que tem aparecido pouco. Ia ser interessante vê-la tentar se aproximar da Elizabeth também, ela não tem a desconfiança que o marido tem, mas a Elizabeth é uma pessoa mais difícil de lidar do que o Phillip, vocês não acham?

Quando sequestram o Phillip e começaram a torturá-lo eu logo percebi que não tinha nada a ver com o FBI, se não o Stan teria ficado sabendo. Algumas vezes até achei que ele ia ficar sabendo, mas tudo terminou justamente como eu achei que seria. Foram os primeiros a serem checados se não eram os agentes duplos. Parece que é normal fazerem estes testes por lá. Ninguém enxergou isso como um absurdo. A Elizabeth só reagiu porque mexeram com a única coisa a qual ela reage de acordo com o que a gente considera normal: os filhos.

Eu fiquei com dó das cenas de tortura e imaginei que pegaram mais pesado com o Phillip porque a Elizabeth sempre expressou as dúvidas que tinha sobre ele para o antigo chefe. Nem imagino o quanto deve ter sido doloroso para o Philip descobrir isso. Depois de uns passos adiante no relacionamento, eles recuaram muitos com essa declaração. O Phillip é bem sentimental, é ótimo no seu trabalho mas não é calculista como a Elizabeth, e esse tipo de atitude o deixa muito abalado. Vejam como ele agiu depois, pedindo algo para levar pra informante dele.

A trama das crianças Jennings eu não entendi bem. Por alguns momentos achei que a KGB tinha enviado aquele cara para mantê-los seguros, mas com aquele desfecho achei tudo muito estranho. Será que vão voltar nessa tecla e o casal descobrir que os filhos pegaram carona com um estranho? Ou era só pra ocupar as crianças e dar a elas mais tempo em cena? Eu duvido que coisas em The Americans sejam sem propósitos.

Gostei muito de ver que o Gregory não sumiu. Gostei muito do episódio que o apresentou e achei o personagem interessante. Bom que ele será recorrente, apesar de não ter tido uma grande participação neste.

PS:

  • Adoro chá e fiquei curiosa com as cenas na embaixada. Quer saber mais sobre o método de preparar chá na Rússia? Uma nota em português, outra em inglês.
  • Desculpe a demora desta Review, o episódio dessa semana sairá mais rápido, provavelmente amanha de manha.

Camila

Mineira, designer, professora que gosta tanto de séries que as utiliza como material didático.

Belo Horizonte/MG

Série Favorita: Fringe

Não assiste de jeito nenhum: Supernatural

×