Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Under the Dome – 1×05 Blue on Blue

Por: em 27 de julho de 2013

Under the Dome – 1×05 Blue on Blue

Por: em

Desde o piloto, Under the Dome não apresentava um episódio com a qualidade que foi vista em Blue on Blue. A construção do roteiro, as atuações e até os efeitos especiais foram muito corretos e criaram toda a atmosfera necessária para que nos conectássemos de vez com os personagens e sua nova forma de viver em Chester’s Mill.

joe-norrie-1x05

Os dramas de Norrie com sua família não cativam e a garota por si só funciona muito mal, mas quando a adolescente está com Joe se torna uma personagem interessante de acompanhar pela ligação que o casalzinho certamente tem com tudo o que há por trás da redoma. Depois de descobrir de uma forma tão inesperada que tem um pai e que sua verdadeira origem foi mantida em segredo pelas suas mães, Joe se torna a única pessoa com quem Norrie realmente se importa, a ponto a ruiva se colocar em risco para ajuda-lo a encontrar Angie. Eles ainda são adolescentes, um bocado alienados, mas rendem sequências gostosas, como o primeiro beijo ou a bela cena das borboletas no início do episódio.

As borboletas foram um ótimo recurso do roteiro para fazer uma metáfora sobre o que a cidade ainda enfrentará e marcaram também a ligação entre Chester’s Mill e o restante do mundo, que até então parecia alheio a tudo o que acontecia no local. O aceno do militar já foi um grande avanço para um grupo que dias atrás não daria a mínima nem para Julia nua do outro lado da redoma.

Interação, no entanto, não é sinônimo de qualquer tipo de afeto ou ligação emocional com a cidade, já que o governo simplesmente decide lançar um míssil em direção à redoma sem nenhum preocupação com a segurança das pessoas presas lá dentro, apenas dando a oportunidade  de reverem seus familiares pelo que poderia ser a última vez.

army-blue-on-bluejpg

Apesar de ser um episódio que deu espaço para praticamente todos os personagens, Barbie se mostrou uma peça chave desconfiando, investigando e descobrindo o que havia por trás do Dia dos Visitantes. Também descobrimos um pouco mais sobre o passado do forasteiro que já começou a amolecer novamente o coração de Julia. A relação dele com a jornalista certamente vai dar em algo mais, mas o que aconteceu com Peter não pode ser ignorado e por mais que Barbie queira, não pode apenas continuar escondendo isso.

Linda perde um bocado de sua força quando fica diante de Rusty. Pelo pouco que vimos dos dois, nota-se que a policial funciona melhor através da dor e amolece diante do noivo, mas talvez isso seja uma das coisas bonitas de Linda, e o que a torna tão humana. Foi emocionante o momento em que ela sai do abrigo para estar com o que de mais próximo ainda tem de quem ama, assim como foi muito tocante ver todos juntos no subsolo ouvindo o que poderia ser sua última música. Esta sim, uma sequência  sensível, bem dirigida e que demonstrou a união entre os moradores da forma mais natural até agora.

Quem esteve brilhante em cena foi Junior. Se no início da série sua atuação parecia fora do tom, Alexander Koch mostrou em Blue on Blue que se encontrou de vez na pele do psicopata americano adolescente e causou arrepios de medo e até uma pontinha de dó em sua cena com Angie no quarto da menina. Ela que não se anime muito com a liberdade, pois como o novo policial bem disse, eles ainda não terminaram.

jim-lester-1x05

E  se ainda havia qualquer dúvida sobre a falta de caráter de Big Jim, ela foi completamente dissipada depois de tudo que o personagem mostrou neste episódio. Primeiro a relutância em libertar Angie, e a única motivação para fazê-lo ser a morte iminente, e por fim o assassinato do reverendo Lester mesmo a morte do religioso já estando anunciada há alguns episódios. É claro que ameaçar Big Jim daquele jeito e fazer loucura atrás de loucura só poderia leva-lo por um caminho, mas a frieza do vereador ao fazê-lo foi realmente chocante. Não houve nem uma sombra de hesitação ou arrependimento em seu olhar, e agora que ele sabe que está em uma terra fora do alcance das leis convencionais, dificilmente algo o fará parar.

Blue on Blue trouxe de volta todo o frescor da série e as expectativas que vinham se perdendo nos episódios anteriores. Se os roteiristas seguirem por este caminho certamente teremos grandes coisas vindo pela frente. Se você quiser saber um pouco mais sobre o futuro de Chester’s Mill confira as pistas dadas pelo elenco e os produtores no painel da Comic-Con, ou aguarde os próximos episódios.


Laís Rangel

Jornalistatriz, viajante, feminista e apaixonada por séries, pole dance e musicais.

Rio de Janeiro / RJ

Série Favorita: Homeland

Não assiste de jeito nenhum: Two and a Half Men

×