Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

The Vampire Diaries – 6×10 Christmas Through Your Eyes

Por: em 16 de dezembro de 2014

The Vampire Diaries – 6×10 Christmas Through Your Eyes

Por: em

Chegamos a derradeira semana de The Vampire Diaries em 2014. Acho que esse foi o primeiro episódio assumidamente natalino da série, ou estou enganada? Mas ao contrário do que poderíamos esperar de algo comemorativo dessa data o episódio não foi lá o dos mais felizes, mas sim repleto de momentos tristes e melancólicos. Mas Christmas Through Your Eyes manteve o ritmo que a temporada vem apresentando. sendo um midseason finale coeso.

Repetindo o que eu fiz semana passada, vou começar com o que eu achei desnecessário no episódio: Tudo que envolveu Matt e seu mirabolante plano de matar Enzo. Não sei nem como eu consigo esperar algo dele, de verdade. Ele foi tão estúpido que ATÉ O JEREMY achou que ele estava exagerando nessa história de dar cabo no ex-Augustine. Sério, se até o irmão da Elena – que não fez nada de bom nessa temporada, além de discordar de Matt nesse episódio – fala que você está exagerando, é bom parar para reavaliar sua vida. Só eu achei completamente idiota a cena dele encarnando Tripp (chego a ter saudades do homem) e levando o Enzo para morrer na fronteira de Mystic Falls?

kai-in-tvd-christmas-

Já posso começar a falar da melhor coisa do episódio: Kai. Desculpa, mas eu não consigo não me deliciar com todas as facetas do personagem. A forma com que ele apareceu para Jo não podia ser mais psico, ele achou que seria uma entrada triunfal ceifar vários estudantes e aparecer no hospital para assumir a autoria dos ataques, coberto de sangue e deixando a sua gêmea tremendo na base. Ficamos sabendo que o aborto conseguiu convencer Tyler, Luke e Liv a ajudá-lo, por motivos bem questionáveis (a meu ver). Se ele conseguisse se fundir com a irmã, os gêmeos caçulas da família Parker não teriam que passar pelo ritual. Percebemos esses novos aliados na hilária cena em que Damon afirma estar no controle da situação e mostra para Alaric e Elena o local onde teria escondido a faca repleta de magia de Jo – mas ela não estava mais lá, é claro.

Em uma peculiar reunião de família, as duas gerações dos Parker elegem a cripta Salvatore para acertar seus termos. Luke, com seu estiloso corte de cabelo, é o primeiro a ver que aquela aliança está muito errada e sai. Kai na tentativa de fazer com que Jo volte a ter sua magia, esfaqueia a irmã sem dó. Mas é aquilo, a magia só voltaria para ela se ela a quisesse de volta, não bastava enfiar a faca nela. Enquanto Kai sai para procurar curativos para Jo, evitando uma eventual morte por hemorragia, ela e Liv tem um momento de irmãs. Nessa hora que eu me perguntei as reais intenções da loira. Veja bem, no começo do episódio ela estava com o discurso de que Jo já havia vivido muito sua liberdade, fugindo da sua responsabilidade de se fundir com Kai. Aí quando a irmã está ali, ela começa um discurso motivacional dizendo que Jo pode ser mais forte que Kai e que ela poderia prevalecer no ritual Gemini. Não sei se Olívia realmente pensa assim ou falou isso para amolecer o coração de sua irmã mais velha, só sei que com todo esse contexto, Jo acaba absorvendo a sua magia de volta quando Kai retorna e lança um Phesmatus na gêmea de Luke.

kai e alaric

Alaric e Damon chegam ao cemitério depois que Luke, arrependido, conta tudo a eles (ao que parece o jovem vai ir atrás do seu pai e do restante do clã). Um embate começa e quando o nosso novo malvado favorito foge das mãos de Damon, cruzando a fronteira, Alaric aparece com uma arma e ameaça estourar os miolos de Kai. Em uma sequencia em que Damon não podia ter sido mais ele mesmo, Alaric titubeia em matar o aborto, pois Jo implora que o namorado deixe o seu gêmeo viver, garantindo que poderia prevalecer sobre ele em uma eventual fundição…é essa palavra que eu posso usar para abrasileirar Merge? Claro que Rick não iria atirar, mas eu gostaria de ver ele sendo um pouco mais do que ele está sendo. Eu estou gostando do namoro dele com a médica, mas acho que ele está muito apagado depois que virou humano.

Enquanto isso, em Whitmore a Xerife Forbes decide ir passar o natal com a sua filha no dormitório, mas para o (des)gosto de Caroline ela também convida Stefan, que chega todo disposto com lâmpadas para iluminar o quarto da loira. Assim que ficam sozinhos, Care não perdoa e diz que não quer o vampiro ali (mesmo que a gente saiba que é o que ela mais quer, né?). Stefan, resignado decide ir embora, cruzando com uma fofa Liz carregando Starbucks para eles. O problema é, a mãe de Caroline passa mal e desmaia, e quem está lá para segurá-la? Sim, Stefan usando seus poderes a la Barry Allen, para amparar a Xerife e levá-la ao hospital.

Elena ao saber que a mãe da amiga está internada corre para o hospital e as duas dividem um momento bem fofo e pela primeira vez Caroline admite que exagerou com Damon – “Actually, I was going to say I think it’s great how he’s always been there for you through thick and thin and I never gave him much of a chance” – Eu não acreditei quando ouvi essas palavras saindo da boca da loira. Lembro de como eu sentia raiva dela quando ela insistia em falar que Elena estava cometendo um erro ao ficar com o Damon, enfim, ter Caroline assumindo que ele era bom para amiga, foi mais um empurrãozinho na morena na direção do seu ex-namorado. Ao ficarem sozinhos, Stefan confidencia a Elena a real situação de Liz. A Xerife está com um câncer terminal no cérebro – um glioblastoma – e a vampira de pronto hipnotiza uma médica e fica sabendo que o tumor é inoperável, que a mãe de Caroline tinha descoberto sua condição quando passou pelo hospital depois de ser pega pelos homens de Tripp em Do You Remember The First Time?. Stefan então decide ser ele quem deve dar a notícia a amiga, tendo em vista o fato dele ter a deixado sozinha quando ela precisou dele e agora ele, mais do que nunca, deveria ficar ao seu lado.

Stefan e Caroline

A cena em que Caroline fica sabendo da real situação da mãe foi emocionante. Ela a perderia por uma condição tão humana quanto o câncer, que eu ainda não entendo muito o motivo, não pode ser curado com o sangue milagroso dos vampiros. Candice Accola conseguiu trazer a dor para sua interpretação, uma dor consequente da iminente perda da pessoa mais importante na vida da personagem. Acho que os braços de Stefan naquele momento foram o que Liz desejava ao tentar fazer os dois se acertarem, um novo porto seguro para sua filha. A xerife terminou o episódio desacordada com Caroline, atônita, ao seu lado. Eu li diversas teorias de que a vampira desligaria a humanidade, mas isso não aconteceu – ao menos não nesse episódio.

Enquanto isso no cemitério, Kai amarrado em uma sepultura do outro lado da fronteira anti-seres sobrenaturais de Mystic Falls, começa a questionar à Damon sobre a magia dos viajantes que criou o domo sobre a cidade- “How about this: I kill you and you ask the thousands of dead Travelers who cast the spell?” – Pobre Damon, mal sabia que estava dando asa à cobra: O irmão de Jo percebe então o potencial do feitiço criado pelos infames bruxos da temporada anterior e começa absorver a sua mágica. Gente, que jogada espetacular essa, não? Ficava pensando o que faria Mystic Falls habitável aos nossos personagens novamente, e para minha surpresa a resposta veio de onde eu menos esperava. Mais uma vez Kai provou que não veio para brincar, dou quatro motivos para ele ser considerado um bom vilão: (1) Ele é um psicopata e machuca pessoas por nenhum motivo aparente; (2) Ele consegue fazer piada o tempo inteiro, contudo não faz com que o clima fique leve, mas me faz rir; (3) O nosso @CobraKai1972 é inteligente, isso não podemos negar. A facilidade com que ele concluiu que poderia sugar a magia de centenas de viajantes foi de uma admirável perspicácia; (4) Ultimo motivo e não menos importante, como levantado pelos leitores na ultima review, seu nome começa com K, mantendo um padrão então dos melhores vilões que já apareceram na série: Katherine, Klaus e Kol (#whynot?).

kai delicious

Em meio a uma já ultrapassada discussão entre Alaric e Damon, sobre o egoísmo do Vampiro em querer trazer a Bonnie de volta à cima de tudo (sério, não consigo aceitar as pessoas criticando o Damon por isso), Kai se liberta das correntes e literalmente esfrega na cara dos dois o seu feito. Ele agora está com toda a magia dos viajantes dentro de si e acredito que ele vá usá-la com moderação, afim de conseguir passar por Jo no ritual Gemini. Coisas boas decorrentes disso? Alaric finalmente parece perdoar Damon pela compulsão que o amigo infligiu à ele para conseguir o Ascendente, o fim do plot de Mystic Falls fechada para seres sobrenaturais (amém) e o fato de Matt falhar em matar Enzo.

Isso mesmo, Kai termina de sugar toda magia do domo criado por Markos (who?) e seus seguidores no mesmo momento em Matt, parecendo que havia incorporado o espírito do finado Tripp, cruza a fronteira com Enzo na caçamba do carro. Desde o começo a gente sabia que o plano não ia dar certo, mas eu não tinha ideia que teria a influência do Kai nisso, nesse ponto eu gostei. Enzo decide não matar o garoto e diz que vai usá-lo para conseguir destruir Stefan. Sério, só eu que acho essa revolta do vampiro com o irmão de Damon vazia? Pelo discurso dele é tudo recalque, Stefan tem tudo o que Enzo sempre quis e a ex-cobaia Augustine quer mostrar pro Brasil que ele não tem caráter, Bial? Sério, eu adoro o Enzo e gostaria que dessem um papel melhor para ele na história.
Lá no começo da temporada ele foi o único que não desistiu de encontrar Damon, mas que inteiração os supostos melhores amigos tiveram depois que o Salvatore voltou de 1994? Isso, zero. Enzo agora se resume a um personagem que vai procurar todas as formas de acabar com Stefan? Sério? Será que isso tudo é por causa da Caroline? Até entendo quererem criar um triângulo amoroso, afinal estamos falando da CW aqui, mas tá feio, Enzo. Use seu sotaque britânico para algo mais útil.

Damon finalmente chega a sua casa e conversa com Elena ao telefone- “So look, I don’t know what we were, or are, or are supposed to be. All I know is I want to see you.” – Ele então fala para a moça aparecer na Mansão Salvatore. Mas o primeiro a chegar é Stefan, em mais um ótimo momento entre os irmãos (a série precisa continuar apostando nisso), em que Damon ganha do irmão o seu carro que ele explodiu no season finale da 5ª temporada – “Yeah well you weren’t around to annoy me for the last four months so I had a bit of time on my hands.Think of it as an early merry Christmas, late welcome back to life present.” -. Amei! Por mim teríamos muito mais interações entre os Salvatores, pois acho esse ser um dos ases de The Vampire Diaries. O prazer dos dois ao estarem novamente em casa foi outra coisa gostosa de assistir.

-the-vampire-diaries (7)

Quando Elena finalmente bate à porta da casa, Damon vai com toda satisfação do mundo abrir a porta. A vampira com um tom todo faceiro faz uma brincadeira com o visco usado para decoração natalina (Nos Estados Unidos, assim como em outros países, dizem que se beijar em baixo dessas plantas dá boa sorte). Quando achávamos que terminaríamos o ano com o êxito da reconquista de Elena e Damon, Kai aparece para acabar com o amor com seu feitiço da capa da invisibilidade. Sério, vocês querem mais alguma prova de que o aborto veio para escrever seu nome da história da série? Ele simplesmente arruína o que seria, muito provavelmente, a possibilidade de um primeiro beijo da Elena resetada no Damon. Eu queria me desculpar aqui ao confessar que eu ri da paulada que ele deu na jovem, não deu tempo nem dela se situar. Esse foi o final do episódio mas não o da review.

Eu não deixaria de falar de Bonnie, é claro. Deixo o que mais me tocou em Christmas Through Your Eyes por último, pois creio que o título do episódio (com o nome de uma música de Gloria Estefan) foi para a personagem. Completamente sozinha ela arrasta uma arvore de natal para o meio de um estacionamento e a enfeita, mesmo sendo mais um 10 de maio de 1994. Enquanto isso somos transportados para o que parece ser o último natal antes de toda problemática sobrenatural tomar conta de Mystic Falls. As cenas da bruxa, sozinha, sem poderes e desesperançada, contrasta com a alegria dela em participar junto com Elena e Caroline do natal na sua cidade. E para coroar todo o drama, são contrapostas as imagens dela e de Jeremy (em Mystic Falls atual) dizendo que todos sentem falta dela, assim como ela diz que sente falta dos amigos. Nesse momento ela coloca fogo na arvore e sai, deixando aquele representativo símbolo do que seria no Natal queimando, para trás.

Bonnie and the tree

Sério, alguém pelamor dá um jeito de trazer a Bonnie de volta. É muito ruim ver uma personagem que cresceu tanto. sozinha e solitária desse jeito. Ela parece ter aceitado que seu destino vai ser ficar para sempre naquela dimensão e isso não é legal. Damon, você está liberado a passar por cima de tudo e de todos para trazer sua amiga de volta. Esse reencontro vai ser outra coisa épica, todos queremos #Bamon!

Então é isso pessoal, chegamos ao final de 2014 com uma temporada que voltou a nos animar, trazendo elementos que remetem aos tempos que The Vampire Diaries nos fez cair de amores por ela. O episódio bem estruturado, com algumas coisas desnecessárias – Matt e Enzo, já que o Jeremy nada fez – tirando tivemos a Jo de volta com seus poderes, a doença terminal de Liz, uma reaproximação entre Stefan e Caroline, (mais um) sequestro de Elena por Kai e o queda do feitiço que fazia a cidade de Mystic Falls zona livre de seres sobrenaturais. Então vou me dar por satisfeita e esperar até o dia 22 de janeiro, quando a série retorna do hiatus, com o episódio “Woke Up With a Monster”.

Confira a promo:

E vocês, o que acharam? Gostaram do episódio e do rumo que a temporada está tomando? Fiquem a vontade para comentar e complementar a resenha, a casa é de vocês.

– Observações:

– Pela promo já podemos ver que conheceremos a verdadeira Sarah Salvatore e que ela, na verdade, é sobrinha neta de Stefan e Damon. Será que há algum motivo para esconder a menina, além da segurança dela?

– Assim como o sangue de vampiro não pode curar Enzo de sua tuberculose, ele se mostra inútil contra o câncer. Alguém consegue ver um padrão aqui? Doenças que são inerentes ao próprio corpo humano e não seriam traumas pontuais não podem sumir? Eu acho até que faz sentido.

– Só eu achei que Luke foi razoável? Por mais que Kai consiga o que ele quer, vocês acham realmente que ele vai parar de matar e se tornar um sábio e sereno lider dos Gemini?

– Falando em Kai, vocês estão seguindo ele no Twitter? @CobraKai1972 já tem mais de 10 mil seguidores! Adorei a mensagem de aniversário que ele mandou para Taylor Swift: “Speaking of sociopaths, how awesome is @taylorswift13? Full crazy. My kind of girl.”. Formariam um belo par, não?

– Já sabemos que Kai absorveu a magia de vários viajantes, mas conforme ele usa, ela se esvai. Como ele vai fazer para se manter poderoso?

– Será que ele tem um plano para Elena? Além de irritar Damon? Sabemos que o bruxo às avessas não dá um ponto sem nó.

– Se uma das estripulias do Kai for passar a faca no cabelo do irmão, eu apoio!

– Como os Geminis vão lidar com essa história do Kai fundindo com a Jo?

– A Caroline fofa ainda tem o chaveiro natalino que ganhou do Stefan, no amigo oculto, antes mesmo dele namorar Elena.

– A Liz morrendo, menos um humano em Mystic Falls.

– O que vocês acham da possibilidade de Caroline desligar a humanidade?

– E que fofa a Elena vendo toda cheia de carinho o Damon babar nos livros do Alaric, tentando descobrir mais sobre Ascendentes. Esse flerte deles está bem agradável de assistir também.

– A trilha sonora continua impecável, tivemos uma bela música da Sara Bairelles com a Ingrid Michaelson, Winter Song.

– “I know how you feel. I was supernaturally programmed to take out my sister remember? But this whole us verses them thing is going to drive you crazy and going to get us killed.” – Jeremy finalmente falando alguma coisa razoável.

“I get why you don’t want to merge with her, because no one wants to see that face with her hair.” – Damon para Alaric.

-“Hey, just do me a favor – don’t die again, those fenders were a real bitch to find.” – Mais uma vez exalto os momentos entre Stefan e Damon.

“Well, Beavis and Butthead are on the lookout. Anyone else brimming with confidence?” – Damon falando do Matt e Jeremy, lol.

“Just think psychopathic Ryan Reynolds.” – Damon estava realmente inspirado nesse episódio.

– “ I might have to kill Jeremy if I found out that he slept in my bed.” –Eu também ri quando Stefan disse isso.

Fico por aqui, aproveito para desejar um Feliz Natal e uma maravilhosa virada para 2015. Estou adorando fazer parte da equipe do Apaixonados por Séries e o retorno de vocês, leitores, é gratificante.

Beijos e até janeiro!


Lívia Zamith

Nascida em Recife, infância no interior de SP e criada no Rio. Vivo e respiro Séries, Filmes, Músicas, Livros... Meu gosto é eclético, indo do mais banal ao mais complexo, o que importa é ter conhecimento de causa.

Rio de Janeiro - RJ

Série Favorita: São muitas!

Não assiste de jeito nenhum: Friends (não gosto de sitcoms)

×