Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Top 10 melhores episódios de White Collar

Por: em 26 de maio de 2013

Top 10 melhores episódios de White Collar

Por: em

White Collar é aquela série que te conquista no primeiro episódio com personagens charmosos e continua exercendo sua atração sobre os telespectadores desenvolvendo os personagens e as histórias entre eles durante as temporadas. White Collar tem sim os casos da semana, mas os episódios são eficientes ao nos dar um crime misterioso para o FBI (e seu golpista charmoso) resolver ao mesmo tempo que avançam na história dos personagens. E todos eles são divertidos e causam risadas! Os episódios que escolhemos para estarem nesta lista tem um conjunto destes fatores: crimes mais instigantes, situações mais engraçadas para os personagens ou um bom desenvolvimento da trama.

  • 1×14 – Out of the Box por Andrezza

white-collar-1x14

A primeira season finale de White Collar foi impecável, repleta de reviravoltas pra tirar o fôlego. A cada minuto descobrimos novas trapaças e ficou difícil prever quem iria realmente passar a perna em quem. Neal ainda confiava pouco em Burke e como não queria envolvê-lo num crime, planejou o roubo da caixa de música sozinho com Alex. Fowler era muito ambíguo, não sabíamos ainda o quanto ele estava envolvido nas sujeiras. Inventar uma desculpa pra prender Elizabeth foi imperdoável.  Neal fugindo com Kate parecia ser um sonho do moço virando realidade, embora eu nunca tenha gostado da idolatria dele pra essa sem graça. Quando o avião explodiu com Kate supostamente dentro, fiquei chocada, mas somente com a possibilidade de ser uma armação e a moça estar viva. Prefiro Neal seguindo os rumos de consultor do FBI.

  • 2×03 Copycat Caffrey por 

white-collar-2x03

Ah, imaginem um golpista charmoso e convencido quando descobre que um professor universitário leciona uma matéria sobre ele! Este é Neal, que não se importa muito que este mesmo professor esteja usando seus alunos e imitando seu modo de agir para aplicar golpes pela cidade. Se ele não estivesse sob vigília do FBI todos iam pensar que os crimes tinham sido cometidos pelo próprio Neal. É engraçado ver como o Caffrey mistura uma felicidade e orgulho ao entrar na sala do professor Oswald, e se isso já valeria uma citação ao episódio, a volta da Alex Hunter e mais informações sobre a caixinha de música garantem a presença. Neste episódio Alex e Neal ainda jogam com o professor e seus alunos, acabando com o sonho de se tornarem referencia no mundo do crime, como Neal e Alex são.

white-collar-2x10

Burke’s Seven foi um dos episódios mais esperados por mim durante essas 4 temporadas. Embora eu não acreditasse que teriam coragem de matar o Mozzie, o personagem mais carismático da série, doeu muito demorar a ter certeza de que o tiro não deixaria grandes sequelas. As cenas do Neal agoniado com a situação do amigo no hospital foram tocantes. E quando tudo parecia se encaminhar pra um final feliz com nosso vigarista preferido, Burke assumiu o papel de protagonista do drama e precisa da ajuda de todos os amigos pra ter seu distintivo de volta. Como não amar um golpe que envolveu até mesmo a ajuda improvisada  de Elizabeth dando conselhos amorosos a um desconhecido via telefone? E Burke impressionando com uma perseguição a cavalo? Isso, sem contar, claro a revelação bombástica de que o primeiro mentor de Neal estava por trás da morte de Kate.

white-collar-2x15

Num calor infernal, new York esta sofrendo blackouts e Elizabeth recebe uma informante que eles estão sendo controlados por um homem. Para não perder a testemunha, Neal interpreta ao pé da letra (porque o convém, claro!) a ordem de fazer o que é preciso para convence-lá a ficar/testemunhar e se apresenta como Burke. Com isso a dupla tem que passar o caso todo fingindo um ser o outro. O agente Burke tem até lições com o Mozzie sobre como ser um ladrão. A situação é hilária e o desenrolar interessante e ja valeria o episódio estar no Top 10, mas nesse episódio começam a investigar mais sobre Vincent Adler, a ligação dele com a caixinha de música, o que ele está procurando e além disso tudo Neal e Sara se beijam pela primeira vez.

white-collar-3x02

O episódio que foi escrito como tributo a Dan Brown acabou, ironicamente (porque eu tenho muitas ressalvas com o autor) sendo um dos casos mais legais da série. Em Where There’s a WillWhite Collar se propõe a uma especial de caça ao tesouro, por meio da história de dois filhos que, após a morte do pai, recebem dois testamentos diferentes, ambos falsos, e descobrem que estão envolvidos em um jogo de pistas, que Neal e Peter ajudam a decifrar. Cheio de viradas e incluindo até mesmo astronomia e planetários na trama (e um sequestro pra deixar tudo mais emocionante), este é, sem dúvida, um dos mais divertidos casos que a equipe do colarinho branco já resolveu.

white-collar-3x04

Mais um episódio fantástico protagonizado pelo meu vigarista preferido (alguém mais acha o Mozzie parecido com o vilão de Meu Malvado Favorito?). Como não amar a coleção pessoal de Mozzie colocada à venda pra ajudar o orfanato que o acolheu? A história do órfão com seu ursinho de pelúcia sofrendo bulling dos colegas partiu meu coração. E descobrimos como ele acumulou tanto conhecimento nerd, era instinto de sobrevivência. As cenas de Jones e Diana vigiando Mozzie me fizeram rir litros. E a fuga acobertada pelo senhor cabeça de melão ao som do acasalamento de baleias? Por fim, vimos que Mozzie não é apenas o cara por trás do plano, tendo se virado muito bem com  o mafioso enganado. São todos esses detalhes que fazem de White Collar uma série tão espetacular.

white-collar-3x05

Neste episódio, chegou até as mãos de Peter e Neal o caso de Selena, uma “viúva negra”, assim chamada porque todos os seus maridos morriam pouco depois do casamento, deixando para ela tudo o que tinham. O que o faz tão divertido e diferente dos outros casos é que, aqui, Peter é obrigado a entrar no jogo de cabeça, quando Selena o escolhe como sua nova vítima. Todo o episódio é construído em cima do jogo de sedução dos dois, a conquista e até a Elizabeth entra no jogo, se oferecendo pra ajudar a organizar o “casamento” do marido. Ao fim do caso, como que para coroar o final feliz, ainda assistimos Peter e Elizabeth se “casando” novamente, com Mozzie sendo o padre.

white-collar-3x11

Por algum tempo Peter e Neal sempre ficaram atrás do grande golpista (e ex-amigo do Neal, claro) Keller. Ele sempre ficou nesse some e aparece exigindo alguma coisa ou aprontando para cima do Neal. Dessa vez ele foi além e sequestrou a Sra. Engravatada (Elizabeth) para que Neal entregasse um grande tesouro para ele. Claro que Neal e Mozz tem bom coração e vão fazer o que for possível, abrir mão do tesouro que for para salvar a Elizabeth. Só que desta vez Peter tem que entrar no plano e os quatro tem que fazer um golpe para pegar o tesouro, enquanto o FBI procura pela Elizabeth. Tudo muda de lugar, vemos a apreensão do Peter e a amizade que Neal e Mozz criou com ele, é um bom plano e um bom episódio da série! Além de voltarem com um dos vilões recorrentes.

white-collar-3x12

Misturando um caso de corrupção na escola com um puro e bonito amor adolescente, Upper West Side Story traz um dos melhores casos de White Collar. Um dos seus grandes méritos é conseguir usar um tom leve e humorístico em cima de uma história aparentemente mais séria, como o criminoso que Peter e Neal investigavam, suspeito de desviar dinheiro de bolsas escolares, e ainda enveredar pelo ramo da comédia, como quando Peter e Diana se passam por um casal ou Neal finge ser um professor da dita escola, usando, também, a investigação para aproximar Evan (o garoto que denuncia o crime) e Chloe (filha do criminoso), no melhor molde de Romeu e Julieta. O episódio consegue, ainda, usar alguns acontecimentos do caso investigado para refletir no relacionamento entre Peter e Neal, que foi o grande mote da 3ª temporada da série.

white-collar-3x15

Enquanto Peter e Neal estão investigando porque Taylor, um grande golpista mundial, está em New York, Mozzie é contratado por este mesmo golpista para participar de um grande roubo. Neal faz um teste ou uma entrevista para participar do roubo também, mas como informante para o FBI, como de costume. É interessante ver como se dá essa entrevista, durante um jogo de sinuca. Os dois – Neal e Taylor tem uma conversa cheia de intrigas que revelou muito da arrogância dos dois. Do Neal a gente já conhece, mas a do Taylor mostra porque ele nunca foi pego. E o grande golpe é no estádio do Yankees, o que nos leva a descobrir várias coisas sobre o Peter, que se comporta como uma criança ao visitar o museu no estádio.

____________

Nós passamos algum tempo montando esta lista, depois de pronta percebemos que a 3ª temporada tem uma seqüência muito boa de episódios, que ficou evidente os seis episódios dos 10 que escolhemos. A 3ª temporada se destacou das demais ao nos dar em quase todos os episódios tudo que gostamos em White Collar. Alguns outros episódios quase entraram na lista, vale menção especial à Scott Free, Vested Interest e, é claro, o ótimo piloto que a série tem.

Qual seria o seu Top 10?


Camila

Mineira, designer, professora que gosta tanto de séries que as utiliza como material didático.

Belo Horizonte/MG

Série Favorita: Fringe

Não assiste de jeito nenhum: Supernatural

×